terça-feira, setembro 23, 2014

Stephen Hawking deixa clara sua (des)crença

Hawking e sua crença no não
O astrofísico britânico Stephen Hawking revelou [no] domingo que é ateu. Em entrevista ao jornal espanhol El Mundo, Hawking, cujas investigações sobre o Universo são consideradas das mais relevantes da história da ciência, disse que “no passado, antes de entendermos a ciência, era lógico acreditar que Deus criou o Universo”, mas que atualmente tal crença não fazia sentido. “Agora a ciência oferece uma explicação mais convincente. O que quis dizer quando disse que conheceríamos ‘a mente de Deus’ [escreveu isso no livro Uma Breve História do Tempo] era que compreenderíamos tudo o que Deus seria capaz de compreender se por acaso existisse. Mas não há nenhum Deus. Sou ateu. A religião acredita em milagres, mas estes são incompatíveis com a ciência”, disse.

A afirmação do cientista surge depois de anos de alguma especulação sobre as suas verdadeiras crenças, uma vez que, se em Uma Breve História do Tempo havia dito que era possível conhecer “a mente de Deus”, noutras intervenções e no livro The Grand Design admitia a hipótese de o Universo se ter criado a partir do nada.

Em Uma Breve História do Tempo, Stephen Hawking tinha exposto a sua ideia de que, um dia, seria possível à humanidade saber tudo sobre tudo. E, ao El Mundo, reitera a sua posição. “Penso que sim, que conseguiremos entender a origem e estrutura do Universo. Na verdade, agora já estamos perto de atingir esse objetivo. Em minha opinião, não há nenhum aspecto da realidade fora do alcance da mente humana”, afirmou.

É por isso que, diz, o investimento na investigação científica por parte dos governos mundiais deve continuar. “Não se pode incentivar os jovens a estudar cursos científicos com cortes no campo da investigação”, refere. Até porque esses jovens poderão ser importantes em campos como a exploração espacial, que Hawking diz ser importante para o futuro da raça humana. “Poderá evitar o desaparecimento da humanidade devido à colonização de outros planetas”, explica, sublinhando ainda que “a exploração espacial impulsionou e continuará a impulsionar grandes avanços científicos e tecnológicos”. [...]


Nota: Li recentemente a minibiografia de Hawking na qual ele descreve situações que, para mim, são muito reveladoras (confira aqui). Quanto a essa recente declaração de fé (a fé na não existência de Deus) do físico para quem a morte é conto de fadas, mas ETs existem, gostei do comentário de João Pereira Coutinho, publicado no site da Folha (confira aqui). [MB]