sexta-feira, setembro 26, 2014

Parte da água da Terra pode ser mais antiga que o Sol?

Hipótese para o "caminho da água"
Um estudo apresentado nesta quinta-feira (25) indica que metade da água do planeta talvez seja mais antiga do que o Sistema Solar, o que aumenta a possibilidade de existir vida fora de nossa galáxia, a Via Láctea. Utilizando um sofisticado modelo que permite simular as fórmulas químicas entre as moléculas de água formadas no Sistema Solar e as que existiam antes, os pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, descobriram que entre 30% e 50% da água consumida hoje em dia é cerca de um milhão de anos mais antiga do que o Sol. O trabalho, divulgado na revista americana Science, vai alimentar o debate sobre se as moléculas de gelo de água nos cometas [que parecem não ter água] e nos oceanos se formaram no disco de gás e poeira ao redor do jovem Sol há 4,6 bilhões de anos, ou se provêm de uma nuvem interestelar mais antiga.

“Determinando agora a parte antiga da procedência da água na Terra, podemos ver que o processo de formação de nosso Sistema Solar não foi único e que, portanto, os exoplanetas podem se formar nesses ambientes onde a água é abundante”, explicou Tim Harries, do Departamento de Física e Astronomia da universidade britânica e um dos autores da pesquisa.

Levando-se em consideração que a água é um elemento crucial para o desenvolvimento da vida na Terra, os resultados desse estudo podem sugerir que a vida existe em outro lugar mais além da nossa galáxia, ressaltaram os cientistas. “Trata-se de um passo importante em nossa busca para saber se a vida existe em outros planetas”, afirmou Harries.

Os resultados “aumentam a possibilidade de que alguns planetas fora de nosso Sistema Solar (exoplanetas) contem com as condições propícias e recursos de água que permitam a existência de vida e sua evolução”, afirmou.


Nota: O objetivo de tudo isso está na última palavra do texto: evolução. É isso o que eles sempre querem provar. Usam a palavra “resultados”, mas tudo o que têm é um modelo computacional que simula fórmulas químicas e que parte de hipóteses assumidas a priori pelos pesquisadores. O fato é que não existe nada de concreto sobre a presença ou não de água em exoplanetas. E, ainda que houvesse, já vimos que as condições para manter vida não são tão simples assim (confira aqui). De qualquer forma, para o criacionista, não é estranho o pensamento de a água preceder a vida e mesmo o Sol, afinal, o livro de Gênesis informa que o Espírito de Deus pairava (literalmente, rahap) sobre a face das águas, na fase “sem forma e vazia” da Terra. E o nosso Sol somente foi criado no quarto dia da semana da criação (veja aqui e aqui). [MB]