quarta-feira, setembro 03, 2014

Quem mente menos tem saúde melhor

Fora do plano de Deus: insatisfação
Mentir faz mal para a saúde não apenas mental, mas física, indica um estudo feito nos Estados Unidos e apresentado nesta semana na reunião anual da Associação Americana de Psicologia. Segundo os pesquisadores, o hábito de mentir pode estar ligado a casos de dores de cabeça e de garganta. Parece roteiro de filme de comédia, mas os cientistas da Universidade de Notre Dame pediram para 55 pessoas não contarem mentiras, nem grandes nem pequenas, durante dez semanas. No período, elas passaram por check-ups completos de saúde semanalmente. Outras 55 pessoas também foram avaliadas, mas não receberam nenhum pedido sobre não mentir. Segundo os resultados, o grupo que parou de mentir apresentou menos reclamações sobre seu bem-estar. Eles estavam menos estressados e melancólicos e tinham dores de cabeça e garganta menos frequentes.

O elo entre os dois comportamentos permaneceu ao longo do estudo. Por exemplo, se em uma determinada semana uma pessoa afirmava ter contado menos mentiras que na semana anterior, ela também dizia se sentir melhor fisicamente.

Segundo os cientistas responsáveis, o bem-estar é causado não pela falta de mentiras, mas pela melhoria nos relacionamentos pessoais que ela causa.