quarta-feira, março 18, 2009

Armadilha de mil anos revela design inteligente

Pesquisadores do País de Gales descobriram uma armadilha para pegar peixes no estuário do rio Teifi, em Poppit, que pode ter sido construída há mais de mil anos. A estrutura, em forma de “V”, tem 260 metros de comprimento e foi descoberta a partir de observações de fotos aéreas do Google Earth. “Não há muita dúvida de que essa estrutura impressionante e que parece ter sido feita pelo homem era uma armadilha para peixes”, disse Ziggy Otto, da unidade de pesquisa de ambiente marinho e zona costeira da Faculdade de Pembrokeshire. Segundo o pesquisador, ela pode ter sido feita com pedras da área para pegar peixes que migram rio acima, como salmões e trutas. Os peixes eram conduzidos para dentro da armadilha e, quando a maré recuava, os pescadores os recolhiam com redes.

“A idade não é conhecida, mas, como fica totalmente submersa em todos os tipos de maré, a armadilha para peixes é muito antiga. Possivelmente ela remonta a mais de mil anos, quando o nível do mar era mais baixo e a entrada do estuário de Teifi ficava mais para o lado de Poppit.”

Otto afirmou que vale a pena investigar a estrutura porque ela é parte do panorama histórico e cultural da área.

Louise Austin, do Dyfed Archaeological Trust, que pretende colaborar com a faculdade no estudo da estrutura, acredita que ela pode ter sido importante para a sobrevivência dos habitantes da região. “Armadilhas eram uma forma muito usada para pegar peixes no passado, o que deu uma contribuição significativa para a economia de várias comunidades do estuário e da costa”, afirmou.

Os pesquisadores devem realizar mergulhos na área para estudar a estrutura, hoje coberta de algas e anêmonas. “Essa armadilha para pegar peixes passou de uma estrutura totalmente feita pelo homem para um recife que funciona naturalmente, o que acrescenta uma diversidade biológica não apenas à área, mas também para a Área Especial de Conservação da Baía de Cardigan”, disse Jennifer Jones, mergulhadora especializada em pesquisas científicas.

(BBC Brasil)

Nota: Uma perguntinha: Como eles sabem, baseados em fotos aéreas, que a estrutura é “totalmente feita pelo homem”? O ajuntamento de pedras em forma de “V” não poderia ter sido resultado de movimentos de marés ao longo de “milhões” de anos ou consequência de alguns terremotos? Afinal, é apenas um “V”... Então, por que, quando olham para a tremenda complexidade informacional do DNA, os mesmos cientistas concluem que isso é resultado do acaso? Segundo Richard Dawkins, o núcleo de uma “simples” ameba tem tanta informação quanto a contida em todos os volumes da Enciclopédia Britânica. Isso não é design?[MB]