sexta-feira, março 27, 2009

Cresce número de mulheres que tratam alcoolismo

O número de mulheres das classes A e B que procuraram tratamento contra o alcoolismo no Estado de São Paulo aumentou 22,3% entre os anos de 2006 e 2008, de acordo com levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde. O perfil dessas mulheres aponta média de 43 anos, recebem acima de 15 salários mínimos e possuem diploma universitário. Em 2008, 478 pacientes das classes A e B foram atendidas em todo Estado para se livrarem do vício do alcoolismo. Já em 2006, 371 mulheres com esse perfil haviam buscado o tratamento, segundo informou a secretaria.

A cada ano, um total de aproximadamente 3 mil mulheres procuram deixar o vício do álcool. No Estado de São Paulo existem 47 Centros de Atenção Psicossociais (CAPs) que oferecem o tratamento. (...)

(Terra)

Nota: Enquanto a publicidade em torno das bebidas alcoólicas continuar dourando a pílula amarga do alcoolismo, esse número só tenderá a aumentar. De nada adianta avisar “Aprecie com moderação”, no fim de um comercial que custou milhões e que foi concebido para vender. Dificilmente a pessoa se torna alcoólica bebendo um barril. A maioria começa mesmo bebendo “socialmente”. Já passa da hora de o governo proibir propagandas de bebidas alcoólicas, como fez com as de cigarro.[MB]