terça-feira, março 10, 2009

Super-heróis querem mesmo substituir Deus

No dia 6, escrevi que os super-heróis vireram para substituir os deuses mitológicos e estão até mesmo querendo ocupar o lugar do Deus bíblico. Pois bem, Watchmen é o novo sucesso transportado das histórias em quadrinhos (HQs) para os cinema. O filme é baseado numa graphic novel (ou "romance visual") de Alan Moore e Dave Gibbons que foi publicada em meados da década de 1980 e marcou época, sendo considerada um clássico dos quadrinhos adultos, tanto que também é a única história em quadrinhos presente na lista dos 100 melhores romances eleitos pela revista Time desde 1923. A história se passa nos EUA de 1985, um país no qual aventureiros fantasiados combatem o crime ao mesmo tempo em que vivem seus dramas pessoais. O país estaria vivendo um momendo delicado no contexto da Guerra Fria e em vias de dar início a uma guerra nuclear contra a União Soviética (eu vivi toda essa paranóia durante minha adolescência). A mesma trama envolve os episódios vividos por um grupo de super-heróis do passado e do presente e os eventos que circundam o misterioso assassinato de um deles. Resumidamente, é isso.

De modo geral, segundo a crítica, o filme segue de perto a história em quadrinhos. Mas foi necessária uma alteração no fim da produção em relação à HQ. Sobre isso, o diretor Zack Snyder comenta: "Permanece a ideia do inimigo em comum das duas superpotências que estão na iminência de uma guerra nuclear que acabará com o planeta. E esse inimigo sendo Deus me pareceu uma ideia boa demais pra ignorar. 'Deus nos traiu', adoro isso. E também dá um encerramento tão bom para a história do Dr. Manhattan... ele é meu personagem favorito, então minha tendência foi me preocupar um pouco além do que deveria com ele."

O Dr. Manhattan, que é comparado a Deus por Snyder, é um dos watchmen e se trata de um ser praticamente onipotente.

Pra que sutilezas e subliminaridades? Hoje em dia, as intenções dos diretores e produtores não precisam mais ser mascaradas.[MB]