quarta-feira, março 18, 2009

Um presente inestimável

No dia 27 de fevereiro, fiz palestra para os alunos e funcionários do Unasp, campus Engenheiro Coelho (em breve essa palestra estará no meu canal do YouTube). À saída, enquanto eu cumprimentava as pessoas, o estudante de Teologia Emerson Tomaz de Oliveira apertou minha mão e me entregou uma sacola plástica com um pacote cuidadosamente fechado com papel e fita adesiva. Ele me disse que era o cumprimento de uma promessa que me havia feito anos atrás. O pacote não era muito grande, mas era pesado. Curioso, perguntei o que era. E ele respondeu: “São duas telhas da primeira igreja adventista organizada no Brasil.” Imediatamente meus pensamentos voltaram no tempo, para 1995, quando fiz minhas pesquisas em Gaspar Alto, SC, a fim de levantar material para meu TCC de Jornalismo na UFSC. Essas pesquisas resultaram no livro A Chegada do Adventismo ao Brasil, publicado pela CPB no ano 2000. Depois de entrevistar descendentes dos pioneiros e conhecer suas histórias de fé e coragem, meu coração ficou para sempre “amarrado” àquele lugarejo escondido entre as montanhas.

Agradeci ao Emerson o precioso presente e segurei-o cuidadosamente, ciente de seu valor histórico. Em 2006, ele (que já morou em minha cidade natal, Criciúma) visitou Gaspar Alto e pediu as telhas para os irmãos da igreja de lá, prometendo me entregar em mãos. Promessa cumprida.

Depois dos cumprimentos, fui para o meu carro e não resisti: abri o pacote ali mesmo. As duas telhas são planas e de barro claro, bem ao estilo das telhas das casas dos imigrantes alemães do século 19. A parte exposta ao tempo está escurecida, afinal, foram muitas décadas de chuva e sol (o primeiro templo que tinha essas telhas foi inaugurado em 23 de março de 1896).

Como são duas as telhas, prometi doar uma ao Centro da Memória Adventista, no Unasp, e guardar a outra em meu “museu” particular – para ter comigo um pedacinho da rica e inspiradora história da chegada da mensagem adventista ao nosso país.

Michelson