sexta-feira, março 06, 2009

ECOmenismo ganha força com união EUA-Europa

A União Europeia e os Estados Unidos comprometeram-se hoje a trabalhar em conjunto nas principais questões mundiais, como a crise financeira, a mudança climática o conflito no Afeganistão e as relações com a Rússia. A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou, após se reunir com a cúpula de Relações Exteriores europeia, que seu Governo quer promover "uma Europa mais forte" porque isso se traduzirá em "um aliado mais forte para os Estados Unidos".

Antes de finalizar sua primeira visita a Bruxelas desde que assumiu seu atual cargo, ela ressaltou que União Europeia e EUA são "dois grandes centros de poder econômico, político, diplomático e militar" que têm a "responsabilidade" de trabalhar juntos. Europeus e americanos, "devemos nos estabilizar na mesma agenda", afirmou, depois de se reunir com a cúpula de Relações Exteriores da UE. (...)

Na reunião "apresentamos ideias e preparamos o terreno para a futura colaboração", resumiu, ressaltando que o Governo do presidente Barack Obama quer levar a cooperação entre a UE e EUA "a um novo nível".

(Yahoo notícias)

Leia também: "ECOmenismo: você também está sendo envolvido!"

Assista à palestra "ECOmenismo e aquecimento global".