terça-feira, março 03, 2009

O que o criacionismo não é

O ano de 2009 está sendo marcado por muitas discussões a respeito da controvérsia entre criacionismo e evolucionismo. E não é pra menos: neste ano se comemora o 200º aniversário de nascimento do naturalista inglês que é considerado "pai" da evolução, Charles Darwin. Desde que foi publicado o livro A Origem das Espécies, há 150 anos, a teoria da evolução vem sofrendo dois tipos de ataques: os bem fundamentados, que apontam as insuficiências epistêmicas da teoria, e os despropositados, que deixam de reconhecer aspectos relevantes e factuais do darwinismo. De modo semelhante, o criacionismo é alvo de críticas quase sempre infundadas, decorrentes da má compreensão do que sustentam os defensores do modelo.

Todos sairiam ganhando se se deixassem de lado motivações ideológicas e fossem verificados - sob o melhor rigor científico - os fatos e em que aspectos eles favorecem esse ou aquele modelo.

Por isso, é necessário desfazer alguns mal entendidos repetidos por gente que adora uma boa polêmica. Eis alguns deles: [Leia mais]