quinta-feira, março 05, 2009

Pegadas humanas de 1,5 milhão de anos [sic]

Cientistas encontraram pegadas humanas de 1, 5 milhão de anos [sic] no Quênia, que revelam que os pés e o modo de andar de alguns dos primeiros hominídeos já eram bem parecidos com o do ser humano moderno. As pegadas apresentam sinais de dedos pronunciadamente arqueados, curtos e alinhados, que diferem de pegadas mais antigas. O tamanho e o espaçamento entre as pegadas – atribuídas ao Homo erectus refletem a altura, o peso e o modo de caminhar do ser humano moderno. [Nota: os grifos e comentários entre colchetes são meus.] A descoberta foi publicada na revista Science.

As pegadas não são as mais antigas pertencentes a um membro da linhagem humana, já que marcas do Australopithecus afarensis, de 3,7 milhões de anos atrás [sic], foram encontradas em Laetoli, na Tanzânia, em 1978. Estas pegadas, no entanto, mostram pés chatos e um ângulo bem maior entre o dedão e os demais dedos do pé, que indicam pés que ainda “agarravam” o chão. Ainda não se sabe exatamente como um pé mais parecido com o de macacos se desenvolveu para sua versão moderna. (...)

As pegadas foram encontradas nas proximidades de Ileret, no norte do Quênia, em uma pequena colina com vários metros de sedimentos que os pesquisadores limparam cuidadosamente. Eles encontraram duas séries de pegadas, uma cinco metros mais profunda do que a outra, separadas por areia, lodo e cinzas vulcânicas. [O cenário que se esperaria encontrar no modelo diluvianista.]

Através de comparações com amostras radioisótopas da região, os cientistas descobriram que as duas camadas de pegadas foram feitas com pelo menos 10 mil anos de diferença [sabe-se que atividade vulcânica pode alterar as taxas de decaimento radioativo, alterando as datas obtidas por esse método]. Outra característica fundamental descoberta com a série de pegadas é como o Homo erectus andava. Há indícios de um grande peso no calcanhar, transferido em seguida para o canto externo do pé, progredindo para a parte interna e terminando com a elevação dos dedos.

“Isso é muito sintomático do estilo moderno de andar, e as pegadas de Laetoli não mostram essas mesmas características”, disse [Matthew Bennett, da Universidade de Bournemouth, na Grã-Bretanha, e autor do estudo]. (...)

[Pelo visto, o Homo erectus era plenamente homem e o Australopithecus, um tipo de símio.]

(BBC Brasil)