quarta-feira, julho 31, 2013

Você come inseto esmagado?

No dia 30 de julho, o site da revista Superinteressante publicou a resposta à pergunta: “Quantos morangos tem um iogurte de morango?” e acabou fornecendo outras informações a respeito de alimentos que têm coloração avermelhada. O texto diz que “algumas marcas se valem do argumento de que suas fórmulas de fabricação são ‘segredo industrial’ para não divulgar detalhes básicos como este: Quanto morango tem no iogurte que eu estou comendo?”. Por isso, a jornalista Francine Lima, especializada em alimentação e idealizadora do projeto “Do campo à mesa”, fez um vídeo em que questiona a necessidade de se colocar corantes em iogurtes de morango. Para deixar mais rosa? Ela fez o teste: colocou um iogurte natural branco e três morangos. O resultado foi muito parecido com os iogurtes industrializados.

Em seguida, o texto fala a respeito dos corantes, substâncias que dão ou realçam a cor do alimento e, por isso, criam uma aparência mais “bonita”. “Bonita, assim, entre aspas, pois cor vistosa nem sempre significa alimento saudável”, diz a Super. “É como uma maquiagem: muitos alimentos seriam melhores se não tivessem tanta cor.”

Em seguida, são divulgadas declarações fornecidas por marcas famosas de iogurtes, confirmando o que os mais atentos (aquelas pessoas que costumam ler as informações nas embalagens) já sabiam: produtos alimentares como iogurtes que têm cor avermelhada recebem corante oriundo de insetos esmagados. Isso mesmo. Iogurtes de morango da Vigor e da Nestlé, por exemplo, levam o corante carmim de cochonilla em sua formulação.

“De onde vem o corante carmim de cochonilla?”, pergunta a matéria. E responde: “O corante natural carmim de cochonilla é fabricado a partir de um inseto, o Dactylopius coccus. O extrato do corante é obtido a partir do processamento do corpo seco de fêmeas dessa espécie. O termo cochonilla é empregado para descrever tanto os insetos desidratados como o corante derivado deles. Cerca de 300 toneladas de cochonilla na forma dessecada são produzidas anualmente.


“De acordo com informações do site Vista-se, são necessários cerca de 70 mil insetos esmagados e fervidos para produzir apenas 450 gramas desse corante, usado em alimentos como biscoitos, sorvetes, iogurtes, e também em tintas, roupas e cosméticos. Por ser extraído de um animal, o corante carmim de cochonilla é classificado como natural.

O que fazer? Super sugere: “Apesar de difícil, é possível encontrar iogurtes sem corantes. Para escolher melhor, não deixe de ler os ingredientes no rótulo. Além disso, o vídeo sugere e nós reforçamos: sempre que possível, procure bater um iogurte natural (branco) com a fruta que deseja. Pode ser morango, mamão... Assim você evita tantos aditivos químicos na alimentação e come de forma mais saudável.”