quinta-feira, março 16, 2017

Os “sete planetas Terra” podem não ser habitáveis

Não é fácil ser uma Terra
A principal notícia da astronomia do mês passado foi o anúncio da Nasa de que encontramos um novo Sistema Solar, com sete planetas. Três deles estavam até na Zona Habitável, região em que a temperatura permitiria a existência de água líquida na superfície. Maravilha: a Nasa até se empolgou e divulgou pôsteres “turísticos” para quem sonha em passear por uma das três candidatas à Nova Terra. Mas aí veio o lembrete de que a ciência caminha em passos pequenos [pena que a mídia nem sempre se lembre disso...]. Ainda não conseguimos examinar a atmosfera desses planetas, mas as pistas que temos vêm dos estudos sobre a radiação emitida por Trappist-1, a estrela que dá nome ao sistema a 39 anos-luz do nosso. Esse outro Sol é uma anã ultrafria, bem menor que o nosso astro – até por isso, os planetas podem ficar mais perto dela sem esquentar demais. Porém, como toda estrela, ela emite muita radiação. E essa radiação vai agredindo a atmosfera dos planetas. Aqui no Sistema Solar, foi isso que aconteceu com Marte [supõem]. Os ventos solares “furaram o pneu” da atmosfera marciana, varrendo os gases para longe.

Mas o que isso tem a ver com a possibilidade de vida? Primeiro, porque precisamos de uma concentração de gases estufa ao redor de um planeta para que ele tenha temperatura estável. Segundo, porque é muito difícil existir água líquida sem pressão atmosférica. Em Marte, por exemplo, a água evapora a meros 10 ºC.

Nota: Por que não se lembraram disso antes de fazer a festa na mídia popular? Por que os jornalistas não fizeram o “dever de casa” e perguntaram até que ponto esses novos planetas seriam realmente semelhantes à Terra? Muita gente não vai tomar conhecimento dessa ducha de água fria nos ânimos dos astrônomos evolucionistas e continuará crendo que foram encontradas “sete Terras” em outro sistema solar e que, portanto, seria facilzinho surgir vida em outro lugar do universo. Parece que os pesquisadores da Nasa ainda não aprenderam a conter os ânimos diante de uma descoberta nova... Deveriam ter aprendido a lição. Clique aqui, aqui, aqui e aqui e descubra por quê. [MB]