quarta-feira, setembro 26, 2012

Proposta de descanso dominical avança em Israel

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu deu sua aprovação tácita para experimentar a proposta do vice-primeiro-ministro Silvan Shalom para tornar o domingo um dia sem trabalho e escola; fontes próximas de Shalom confirmaram nesta quarta-feira. Shalom tem insistido há anos em sua proposta para uma semana de trabalho mais curta, mas até há pouco tempo parecia que um comitê nomeado por Netanyahu iria bloquear a iniciativa. Uma trégua política entre Netanyahu e Shalom durante o último mês deu nova vida à proposta. O primeiro-ministro e Shalom discutiram a ideia num encontro no dia 2 de setembro. As equipes continuaram o debate desde então e fizeram progressos.

Representantes do comitê, liderados pelo diretor do Conselho Econômico Nacional, prof. Eugene Kandel, discutiram com os conselheiros de Shalom maneiras de testar a iniciativa, e devem se encontrar novamente já na quinta-feira.

Uma possibilidade é estabelecer um domingo de descanso por mês. Mas os parceiros de Shalom disseram que esse projeto piloto é apenas uma forma de testar a iniciativa e implementá-la por fases. Esses testes e fases são vistos como cruciais para a obtenção da aprovação pelas organizações econômicas e entidades que se opõem ao encurtamento da semana de trabalho.

Uma fonte próxima de Kandel disse que o comitê publicaria suas conclusões imediatamente após o fim das festas judaicas, no próximo mês. Disse que Netanyahu não emitiria sua opinião sobre o assunto antes de estudar as conclusões.

“Estou feliz por qualquer progresso no sentido de implementar minha iniciativa para um fim de semana mais longo aos sábados e domingos em Israel”, disse Shalom. “Esse é outro passo que eventualmente permitirá implementar plenamente a proposta”. 


Nota: Não deixa de ser interessante ver o país “defensor” do sábado flertando com os esforços em favor do descanso dominical. De qualquer forma, desde 2008 os judeus deixaram de ser o maior povo guardador do sábado na Terra (confira aqui).[MB]