terça-feira, setembro 11, 2012

Jornalista britânico questiona aquecimento global

Para James Delingpole, blogueiro britânico, o aquecimento global causado pela atividade humana [antropogênico] é um mito criado por pessoas que consideram a humanidade um câncer na Terra. Em seu novo livro, Os Melancias, o cético autor afirma que “ninguém, em toda a história da ciência, conseguiu provar que há uma conexão entre emissões de carbono causadas pelo homem e mudanças climáticas perigosas”. O consenso dos cientistas é o de que as emissões de gases poluentes, especialmente dióxido de carbono, oriundas de atividades humanas contribuem diretamente para o aquecimento global e para as mudanças climáticas. Já Delingpole afirma que o aquecimento global independe da atividade humana e que a emissão de gases poluentes não é uma explicação para as causas do fenômeno.

O autor usa linguagem clara e provocativa para questionar os movimentos ambientalistas e os cientistas que atuam na área. Delingpole crê que os ativistas usam a agenda verde com o real objetivo de destruir o regime democrático e capitalista. Por isso, escolheu Os Melancias como título para seu livro: verdes por fora, mas vermelhos - cor associada ao comunismo - por dentro.

O autor se tornou figura popular em 2009, após divulgar em seu blog, hospedado na página do jornal britânico Telegraph, o escândalo conhecido como “Climagate”. No episódio, e-mails obtidos por hackers de cientistas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) davam a entender que havia manipulação de dados para convencer o público de que o aquecimento global é causado pelo homem.

Em entrevista à Folha, Delingpole diz que organizações ambientalistas como Greenpeace e WWF se beneficiam da imagem de que são “doces e cheios de pessoas boas”. “Mas ninguém lembra de que são similares a grandes corporações, com orçamentos milionários.”

Os Melancias tem como ponto de partida a explicação do “Climagate” - sem referências à posterior investigação que inocentou os cientistas -, mas logo ultrapassa a esfera ambiental para ingressar em questões políticas.

Se o homem não interfere nos rumos do aquecimento global e o tema é a maior histeria coletiva que o mundo já viu, como o autor argumenta em seu livro, por que o assunto ganhou tantos seguidores? “Deus agora é Gaia, e o aquecimento global implica sacrifícios pessoais, como as religiões costumavam impor [na verdade, o ECOmenismo é a nova “Religião” urbana]. Também há os novos profetas loucos, como Al Gore e o príncipe Charles, e os hereges, como eu, que somos desprezados”, diz Delingpole.

Segundo Delingpole, os países desenvolvidos notaram que existe uma tentativa de forçá-los a usar energias caras, “o que é um modo de impedir o progresso”.

O jornalista, formado em literatura em Oxford, reitera que não nega o aquecimento global, apenas o fato de que o homem é responsável por ele. “Essas teorias não são baseadas em dados, mas apenas em previsões”, afirma.


Nota: Consenso da maioria em torno de uma tese não baseada em dados, mas em previsões e desconsideração pelos críticos do modelo... Qualquer semelhança com outra hipótese relacionada com a origem da vida não é mera coincidência.[MB]