Já se sabia que as novelas são uma paixão nacional entre as mulheres, mas não se tinha noção do tamanho. Pesquisa da Sophia Mind mostrou que 83% das brasileiras assistem a alguma novela. Dessas, 64% são fiéis telespectadoras, e, todos os dias, ligam a tevê na hora da trama favorita, sendo que 49% até adiantam seus afazeres para não perder o horário, e 30% disseram alterar alguns horários para não pular nenhum capítulo. A febre das novelas se reflete também nos hábitos de consumo: as roupas (76%) e os cabelos (59%) das personagens – como Carminha, de Avenida Brasil – são o que mais se destacam. O visual das atrizes influencia 77% das entrevistadas na hora de pintar a unha, 70% na maquiagem, 65% quando vão cortar o cabelo, e 66% admitiram já ter comprado roupas inspiradas nas personagens. Esmalte, vestido, blusa e sapato são os mais comprados.
O impacto da propaganda também impressiona: 89% das mulheres disseram perceber a publicidade feita nas novelas e 49% afirmaram já ter adquirido algum produto ou serviço por conta da trama.
Na lista, produtos de beleza (80%), alimentos (50%) e materiais de limpeza (29%) lideram as preferências. [...]
Nota: Se a influência ficasse apenas no aspecto do consumismo (que já é negativo), vá lá. Mas o maior problema, em minha opinião, é a influência sobre hábitos, comportamentos e pensamentos. Novelas (e dizer isso é chover no molhado) são uma escola de infidelidade, desregramento, libertinagem e otras cositas más. Tendo contato diário com personagens que via de regra promovem esses antivalores, o telespectador acaba se acostumando a isso e, assim como compra uma roupa por influência da novela, acabará pensando ou agindo também sob essa influência. Quem dera esses milhões de mulheres aproveitassem na leitura de um bom livro as horas gastas para assistir novelas. Que Brasil melhor teríamos...[MB]