A
capa da revista americana Bloomberg
Business Week apenas diz “É o aquecimento global, estúpido!” sobre uma foto
de Nova York inundada pela passagem do furacão Sandy. A reportagem mostra como
alguns cientistas relacionam a força do furacão às mudanças climáticas provocadas pela humanidade – em
especial pelos próprios americanos. A frase é uma alusão ao slogan da campanha de Bill Clinton
contra George Bush (pai). Na ocasião, a campanha de Clinton repetia: “É a
economia, estúpido!”, para justificar a ênfase nas questões econômicas. A frase
virou um bordão da política. Agora, às vésperas da eleição presidencial nos
EUA, o furacão pode balançar as convicções dos eleitores. Em um ano marcado por
um recorde
de calor, por secas sem igual e agora pelo furacão,
os americanos começam a aceitar a realidade das mudanças climáticas. Resta ver como
isso se reflete nas urnas.
(Época)
Nota:
Mais ainda: resta saber como isso se reflete na aceitação de medidas extremas
para “salvar o planeta”. Clique aqui para saber
mais a respeito do ECOmenismo.[MB]