Rabino Tzvi Freeman |
Pergunta:
Sempre recebo respostas conflitantes sobre a Teoria da Evolução e o Judaísmo.
Você poderia esclarecer?
Resposta:
Se você está recebendo respostas conflitantes, o mais provável é que você
esteja perguntando a judeus. Como eles dizem, para cada dois judeus há três
opiniões. Isso é apenas parte de ser judeu. Mas agora você está me perguntando,
portanto, darei minha opinião. Não posso imaginar como alguém que entende
evolução e entende Torá poderia imaginar que são compatíveis. A evolução é uma
tentativa de explicar a vida em termos puramente materialísticos. A Torá, por
outro lado, nos diz que a mão de D’us e Seu sopro de vida estão em todas as
coisas e em todos os eventos. Ou coloque desta maneira: Evolução e Gênesis
ambos concordam que o homem começou como um punhado de barro. A evolução diz
que se você deixar barro suficiente por tempo suficiente, aquilo terminará se
tornando um ser humano que vai construir computadores e naves espaciais. O
Gênesis diz que você precisa de uma força inteligente para que isso aconteça.
Ou
para simplificar ainda mais: a Evolução diz que a origem do Universo é matéria
inerte, e que a inteligência é um acidente. O Gênesis coloca a inteligência no
centro do Universo, e diz que matéria inerte é uma ilusão.
Simplificando:
a Evolução diz que um universo inerte pode criar seres inteligentes. Gênesis
diz que um universo inteligente pode às vezes parecer tolo, até que você
observa melhor.
Por
outro lado, não estou pronto para acreditar que o criacionismo é ciência
[comento isso abaixo. – MB]. Como foi, exatamente, que uma inteligência supercósmica
extraiu todos esses seres a partir do barro primitivo é algo ainda além da
nossa ciência. Talvez um dia tenhamos teorias que possam explicar um pouco
disso em termos que possamos apreender. Ou talvez não. Agora, no entanto, a
evolução materialística é totalmente deficiente em explicar qualquer coisa.
Fazendo
justiça à sua pergunta, eu deveria acrescentar que deve ter havido aqueles que
tentaram alinhar Judaísmo e Evolução, alguns deles respeitáveis eruditos de
Torá. Nenhum deles, porém, conseguiu fazer uma leitura plausível de Gênesis com
suas teorias. O erro deles brota da crença de que a evolução de certa forma foi
cientificamente provada. Esse simplesmente não é o caso. Embora as teorias de
Darwin e seus similares modernos possam ter provado ser um paradigma útil para
determinados estudos, eles não podem de maneira alguma ter o rigor pelo qual
uma teoria deve ser colocada no mundo acadêmico a fim de ser aceita como
“provada”. Sua única alegação é o medo patológico da mente humana de dizer: “Eu
não entendo.”
(Rabino Tzvi Freeman, Chabad.org)
Nota:
Gostei da resposta do rabino, mas ele poderia ter dito que o criacionismo não é
totalmente científico, e não que
simplesmente não é científico. Não é porque é um modelo religioso/filosófico,
mas também conta com argumentos científicos e lida com dados empíricos. O
evolucionismo, de maneira semelhante, trabalha com a ciência à luz de uma
cosmovisão filosófica, o naturalismo. [MB]
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