terça-feira, dezembro 20, 2016

Praticantes do judaísmo têm mais anos de estudo

Um povo que valoriza a cultura
De acordo com um estudo do Pew Research Center, nos EUA, os judeus são o grupo religioso mais instruído do mundo, com uma média de mais de 13 anos de escolaridade formal. O estudo revela que os judeus têm, em média, quatro anos a mais de escolaridade do que o grupo mais próximo, os cristãos. Os muçulmanos e os hindus são os grupos religiosos com o menor nível educacional, cada um com cerca de cinco anos e meio de escolaridade formal. Os judeus lideram em várias outras categorias. Homens e mulheres judeus têm em média o mesmo número de anos de escolaridade formal; já as mulheres hindus, no outro extremo, estudam 2,7 anos a menos que os homens. 61% dos judeus têm formação de nível superior; a média global é de 14%. E 99% dos judeus tiveram alguma educação formal.

Entre os judeus de 25 a 34 anos, as mulheres possuem mais instrução do que os homens. Nessa faixa etária, elas têm mais de 14 anos de escolaridade formal em média, e quase 70% frequentam ou frequentaram o ensino superior. Já os homens têm uma média de 13,4 anos de escolaridade formal, e 57% têm ensino superior. De acordo com a pesquisa, todas as fés têm tido progresso na educação, especialmente entre as mulheres.


Nota: Depois dizem que a religião é machista, patriarcal e opressora... Os dados referentes à educação das mulheres são muito interessantes.

Em tempo: A Igreja Protestante da Alemanha abriu mão de evangelizar os judeus. O Sínodo decidiu que não é sua missão converter os judeus ao cristianismo. Usando os métodos, as formas e teologias cristãs nunca vão mesmo. Vão até atrapalhar. Um Messias que não guarda o shabbat? Que aboliu a Torah? Que aboliu as leis alimentares? É esse o Messias geralmente apresentado aos judeus. Veja o papelão da Igreja Universal, que brinca com a fé judaica (confira). Pisa na Torah vestindo Talit e Kipá. Além disso, só a pretensão de converter judeus já mostra equívoco. Judeu segue a Torah, crê em Deus, prega o perdão e o arrependimento. Tem uma vida religiosa. Por isso não se trabalha com os mesmos conceitos de conversão. Se crer no Messias (que nós cremos), ele continuará sendo judeu. Crer no Messias é um evento religioso na vida dele, um acontecimento, uma atualização. Não exatamente uma conversão.