quinta-feira, janeiro 22, 2009

Acupuntura tem efeito placebo

Novos estudos afirmam que a acupuntura pode curar dor de cabeça e enxaquecas mesmo quando as agulhas são colocadas em lugares incorretos. Nos estudos realizados pelo Centro de Pesquisas de Medicina Complementar da Universidade Tecnológica de Munique, na Alemanha, foram analisados os métodos e os resultados da acupuntura em 6.733 pacientes durante 33 sessões da terapia. “A maior parte do benefício clínico da acupuntura não se encontra na colocação das agulhas em pontos corretos, mas sim no efeito placebo que se causa no paciente”, afirmou Klaus Linde, o autor principal dos dois estudos realizados.

O primeiro estudo proporcionou a conclusão de que a acupuntura é um método eficiente na prevenção de enxaquecas. Já o segundo estudo afirma que a posição das agulhas não importa, ao contrário do que dizem os defensores do tratamento.

Descobriu-se também que, depois de oito semanas de tratamento, os pacientes que fizeram tratamento com acupuntura tiveram menos dor de cabeça do que aqueles que apenas tomaram analgésicos.

Os resultados das pesquisas indicam que a acupuntura pode ser considerada uma alternativa para aqueles pacientes que preferem não ingerir drogas. Porém, Linde disse que mais pesquisas sobre o assunto são necessárias. (...)

(Hypescience)