segunda-feira, janeiro 26, 2009

Como os seres-humanos engravidam

Pesquisadores de Yale mostraram que a origem da evolução do útero e da placenta de mamíferos está associada a mudanças evolutivas em uma única proteína reguladora, de acordo com um relatório das Normas da Academia Nacional de Ciências. A gravidez é uma situação biologicamente incomum em que um organismo vive e se desenvolve dentro de outro geneticamente diferente. Normalmente, o sistema imunológico identifica e destrói tecidos diferentes como se fosse um parasita. Mas, em alguns mamíferos primitivos, as mudanças “enganam” o sistema imunológico, permitindo o desenvolvimento embrionário para crescer e prosperar sem ameaça de uma reação do sistema imunológico materno.

Novas funções surgem por meio de uma ferramenta proveniente do gene regulador que se “encaixa” em um lugar novo ou diferente.

Segundo o estudante de Yale, Vincent Lynch, principal autor do estudo: “Estamos escrevendo um capítulo diferente. Neste caso, a função do instrumento regulador mais importante foi alterada; é como se tivéssemos encontrado um martelo redesenhado.”

Contador de histórias: Vincent Lynch

(Darwin Stories)