segunda-feira, janeiro 12, 2009

Perigos do bronzeamento

Um estudo recente descobriu que não existe bronzeamento seguro. Qualquer bronzeamento pode causar danos ao DNA, devido à exposição à luz ultravioleta, o que pode aumentar a propensão ao câncer de pele. O sol também leva ao envelhecimento precoce da pele. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) dezenas de milhares de pessoas morrem todos os anos devido ao câncer de pele, a maioria por causa do melanoma maligno. “Os sinais nas células que induzem a aparência bronzeada parecem ser danos no DNA. Danos no DNA são o primeiro passo para uma mutação celular que pode causar câncer; portanto não existe nada nem perto de um bronzeamento saudável”, disse Dorothy Bennet, bióloga celular da Universidade St. George de Londres.

Outro estudo afirma que mesmo as menores exposições à luz solar são perigosas, incluindo todo tipo de bronzeamento artificial. Receber um pouco de luz do sol todos os dias é importante, porque a radiação ultravioleta estimula a produção de vitamina D no organismo. Mas a luz ultravioleta necessária para um bronzeado é muito, muito maior do que a necessária para produção de vitamina D. Tudo o que causa mutações no DNA aumenta o risco de contrair câncer.

(Hypescience)

Nota: Em nome da vaidade ou por puro modismo, as pessoas colocam em risco a própria saúde. Bom seria se todos reconhecessem que o corpo é templo do Espírito Santo e não uma vitrine com artigos em exposição; que todos obedecessem às leis da vida que, uma vez seguidas, resultam em saúde e verdadeiro bem-estar.[MB]