quarta-feira, janeiro 14, 2015

A experiência que revolucionou a vida de um ateu

Presenteado por um amigo, li no início de 2014 A Descoberta: a experiência que revolucionou a vida de um cientista ateu, dos autores Michelson Borges e Denis Cruz. A obra, que reúne o talento literário de Cruz (O Livro Amargo) e a apologética evidencialista (clique) de Borges, apresenta uma história fictícia (romance) com conteúdo bastante apologético, e qualquer semelhança com a realidade (uma realidade bem possível) não é mera coincidência. Explicando: a história percorre eventos entre os personagens Carlos Biagioni (um Físico bem-sucedido, 42 anos), Laura (ex-esposa de Carlos) e Beatriz, filha do casal. O enredo ganha força quando um acontecimento (não revalarei spoilers) leva Carlos, que é um ateu convencido, a repensar as questões essenciais da vida e, principalmente, as respostas que (achava) que tinha. Além da leitura tranquila imposta pelo talentoso Denis Cruz, Michelson Borges revela uma enxurrada de dados e citações que são um deleite para o leitor que quer entender ou que já está acostumado com as principais discussões na defesa da fé cristã.

Obviamente, é de se esperar que haja (e há) um equilíbrio entre o desenrolar da trama e as argumentações apologéticas (que geralmente ocorrem via personagens secundários). Esse equilíbrio garante que os leitores menos interessados na discussão ciência x religião se aproximem do tema e, quem sabe, decidam então se aprofundar.

Livro indicadíssimo a todos. Entretanto, pode ser que as pessoas que apresentam o perfil que citei no parágrafo anterior sejam, ao meu ver, o principal alvo. Porém, caso você conheça um cientista ateu... não pense duas vezes!

(Jônatas Duarte Lima, no blog Engenharia Filosófica)

Ficha Técnica
A Descoberta
Autores: Michelson Borges e Denis Cruz
Editora: Casa Publicadora Brasileira
Páginas: 160
Quero adquirir