terça-feira, janeiro 27, 2015

Papa Francisco faz apelo a favor da união dos cristãos


“A vasta diversidade de crenças nas igrejas protestantes é por muitos considerada como prova decisiva de que jamais se poderá fazer esforço algum para se conseguir uma uniformidade obrigatória. Há anos, porém, que nas igrejas protestantes se vem manifestando poderoso e crescente sentimento em favor de uma união baseada em pontos comuns de doutrinas. Para conseguir tal união, deve-se necessariamente evitar toda discussão de assuntos em que não estejam todos de acordo, independentemente de sua importância do ponto de vista bíblico” (Ellen White, O Grande Conflito, p. 444).

Ellen White escreveu isso há mais de um século. Ou o papa leu isso e seguiu à risca, ou Alguém revelou isso a ela. É de deixar qualquer um (dos que estão atentos às profecias) espantado. Mas espantado mesmo ficaria Lutero, se soubesse que, em 2017, luteranos e católicos vão celebrar juntos os 500 anos da Reforma Protestante e recordar com alegria os 50 anos de diálogo ecumênico oficial conduzido em nível mundial, na esteira do Concílio Vaticano II.

Segundo o site católico Frates in Unum, “a Comissão Internacional de Diálogo Luterano-Católica pela Unidade já há alguns anos organizou uma programação com vistas a uma possível declaração comum por ocasião do ano da comemoração da Reforma, em 2017. Nos últimos 50 anos, o diálogo ecumênico realizou grandes esforços buscando relacionar a teologia dos reformadores às decisões do Concílio de Trento e do Vaticano II, avaliando se as respectivas posições se excluem ou se completam mutuamente. [...]

“O caminhar da história tem levado luteranos e católicos a tornarem-se sempre mais conscientes de que a origem de acusações recíprocas não subsiste mais, mesmo que ainda não exista um consenso em todas as questões teológicas. [...] Em 2013, diversas delegações luteranas encontraram-se com o papa Francisco. Em 2014, uma delegação do Conselho da Igreja Protestante da Alemanha foi recebida em 8 de abril pelo papa Francisco, encontrando-se sucessivamente com o Cardeal Koch.”

Realmente, estes são tempos solenes. [MB]