domingo, outubro 09, 2016

A primeira-dama que incomoda as feministas

É proibido ser feminina?
Me incomoda muito a exposição exaustiva da imagem da primeira dama Marcela Temer, com imagens e vídeos do discurso sobre seu projeto “Criança Feliz”, sendo sempre alvo de críticas. Na verdade, não me incomodam as críticas ao projeto. Nenhuma ideia no mundo está imune a sugestões ou ressalvas. Mas me irrita ver mulheres expondo a imagem de Marcela (muito bonita em seu vestido midi, aliás), repetindo à exaustão que aquela é a imagem de uma mulher infantilizada, insegura, submissa. Eu não sei se Marcela é uma mulher infantilizada ou insegura. Quem poderia saber? Suas aparições são raríssimas, e não podemos inferir isso porque ela usa roupas discretas e/ou está sempre sorridente ao lado do marido. Nem porque deixou a carreira de advogada de lado. Muitas mulheres optam por ser donas-de-casa ao se verem em situação financeira confortável. Isso automaticamente as torna submissas?

Feministas levantam a bandeira do “lugar da mulher é onde ela quiser/ela é dona do seu próprio nariz”, mas julgam tanto com tão pouco. Por um discurso (que nem foi ela que deve ter escrito), por uma matéria de tabloide, por uma roupa abaixo do joelho, porque ela sorriu com uma expressão meiga ao término do discurso (pasme!), ela é infantilizada, um troféu. Nem ao menos cogitam que ela realmente seja doce, e que ela tem o direito de ser assim.

Mulher só agrada feminista quando grita? Quando é remunerada, quando é chefe? Quando veste roupa curta, porque em tese é isso que ela quer? Roupa no joelho ou com mangas é de mulher submissa ao marido? Quem julga mulher apenas por sua roupa discreta, tomando-a infantil ou insegura, é diferente ou melhor que homens que nos julgam diariamente por qualquer pedaço de pele à mostra?

A gente prega tanto a liberdade das escolhas femininas e só respeita as que necessariamente quebram padrões do patriarcado. Ai, que desânimo...

(Jennifer Prioli é Analista de Canais Digitais e Big Data)

Leia mais sobre feminismo aqui.