sexta-feira, maio 09, 2008

Bússola que aponta o caminho errado

Apesar de o G1 Notícias ter dito a respeito do filme "A Bússola de Ouro" que "qualquer referência à religião é totalmente vaga e aberta a interpretações" e que "o mal que tenta manipular a mente dos jovens não é nenhuma igreja específica, mas sim o ensino autoritário e imposto da doutrina religiosa", o filme é, sim, problemático. "A Bússola de Ouro" foi baseado nos livros His Dark Materials [algo como Seus Trabalhos das Trevas], de Philip Pullman.

A sinopse do filme diz: "'A Bússola de Ouro' é uma marcante aventura fantástica que tem seu desenrolar num mundo paralelo onde as almas das pessoas se manifestam como pequenos animais, ursos falantes travam batalhas e as crianças desaparecem misteriosamente."

É para esse "mundo paralelo" que criaturas chamadas "daemons" levam a "alma" das pessoas ("daemons" é a corruptela da palavra demons, em inglês, que significa demônios).

O filme tem a famosa atriz Nicole Kidman no elenco e é cheio de efeitos especiais. Igrejas cristãs já se manifestaram contra a produção, reconhecendo sua perversidade e risco de chamar a atenção para os livros de Pullman, cuja mensagem é um ataque velado à religião e à igreja, fazendo assim apologia do ateísmo entre as crianças.