terça-feira, maio 27, 2008

O mês das tragédias III


Maio ainda não acabou e outras tragédias ajudaram a marcar dolorosamente o mês. Um terremoto de 5,5 graus na escala Richter abalou no sábado (24) o centro da Colômbia, deixando em pânico a população da capital e causando a morte de seis pessoas em estradas, assim como problemas de fornecimento de eletricidade e destruições de casas em vários povoados, segundo registros oficiais. Três pessoas que viajavam num veículo morreram e outras oito ficaram feridas num trecho de uma estrada que ficou destruída. Outras três pessoas morreram na rodovia que liga Bogotá às planícies do leste do país.

A estatal Ingeominas mediu o tremor às 14h20 locais (19h20 GMT), com o epicentro sob o povoado de El Calvario, no departamento de Meta, na região centro-oeste do país. O terremoto afetou uma ampla zona central. Moradores da região contaram ter observado vários tremores secundários. Em Bogotá, milhares de pessoas em pânico saíram às ruas sob uma forte chuva após o tremor, sentido de maneira prolongada na capital colombiana.

Além do abastecimento elétrico que ficou prejudicado, foram registrados focos de incêndios. Segundo a rádio RCN casas ficaram destruídas nos povoados aos pés da cordilheira dos Andes nos departamentos de Cundinamarca e Meta.

Pânico também nos Estados Unidos. Pelo menos uma pessoa morreu e 13 ficaram feridas após a passagem de uma série de tornados no norte do Estado do Colorado, pela Califórnia e sul de Wyoning. Os fortes ventos e uma tempestade de granizo destruíram vários imóveis e carros em várias cidades. O serviço Meteorológico Nacional dos EUA disse que pelo menos um grande tornado atingiu a região de Plateville, a cerca de 80 quilômetros de Denver, atingindo a rede de energia elétrica. Ele depois seguiu para o norte, arrancando os telhados das casas. A cidade mais atingida foi Windsor, que fica numa região agrícola e tem apenas 16 mil habitantes. A zona residencial da cidade ficou muito danificada. “Ele passou sobre nós como um grande monstro branco”, disse, Thomas Coupe, morador da cidade, de 87 anos. Pelo segundo dia consecutivo, dois Estados americanos foram atingidos por tornados: Kansas e Oklahoma.

De sexta-feira para sábado (24), mais de 600 casas foram destruídas ou bem danificadas pelos fortes ventos. Cerca de 100 pessoas foram levadas a hospitais, principalmente com fraturas.

O Brasil também não escapou no mês das tragédias. Um ciclone extratropical atingiu cidades do Sul e litoral do Rio Grande do Sul e cidades de Santa Catarina no sábado (24). No dia 2, outro ciclone se formou no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina provocando estragos e causando a morte de duas pessoas. Segundo a Defesa Civil gaúcha, 2.500 pessoas ficaram desalojadas e outras 300 desabrigadas em Porto Alegre e região metropolitana. Segundo o órgão, o total de pessoas afetadas pelo temporal na região metropolitana chegou a 150 mil. O Departamento Estadual de Defesa Civil de Santa Catarina informou que 31 cidades ficaram em situação de emergência por causa da forte chuva que atingiu o estado durante a passagem do ciclone.

Em tempo: dois tremores secundários voltaram a abalar a região na China devastada por um terremoto há 15 dias e provocaram o desabamento de 420 mil casas nesta terça-feira, de acordo com a agência estatal de notícia Xinhua. Segundo as informações da agência, um dos tremores, no condado de Qinchuan, atingiu 5,7 graus na escala Richter. A Xinhua acrescentou que ainda não há relatos de mortos. No domingo, tremores secundários já haviam destruído 300 mil construções.

Nesta terça-feira, o número oficial de mortos no terremoto do dia 12 de maio chegou a 67.183, e os desaparecidos totalizam 20.790. Mais de 5 milhões ainda estão desabrigados.

(Com informações do portal G1 Notícias e BBC Brasil)