quinta-feira, maio 29, 2008

Terremoto e insensibilidade: sinais dos tempos

O governo chinês fechou uma revista que publicou um ensaio de fotos de modelos seminuas em meio aos destroços do terremoto que atingiu a Província de Sichuan e deixou mais de 67 mil mortos. Na edição de 19 de maio, a revista The New Travel Weekly publicou um editorial de moda exibindo modelos em lingerie com bandagens ensangüentadas posando no meio dos prédios demolidos pelo terremoto. A publicação circulava na cidade de Chongqing, vizinha da Província de Sichuan, que foi a área mais afetada.

As fotos chegaram às bancas na segunda-feira, 18 de maio, primeiro dos três dias de luto oficial anunciado pelo governo. O conteúdo enfureceu boa parte da opinião pública, que manifestou sua crítica em fóruns de discussão na internet e em editoriais de jornais. Num texto opinativo, o diário Shanghai Daily acusou a revista de se aproveitar da tragédia para fazer uma “jogada de vendas blasfemadora, imoral e intolerável”.

O departamento local do governo de Chongqing, que supervisiona a imprensa, considerou o material extremamente ofensivo e decidiu fechar a revista para “retificações” na quarta-feira, 21 de maio.

As autoridades disseram que a publicação “violava severamente a disciplina de propaganda” e ia contra a “moral social”. Além disso, segundo o governo, as fotografias tinham uma influência “extremamente má” sobre a sociedade. ...

(Folha Online)

Nota: É chocante ver como há pessoas que só pensam nos lucros e na visibilidade que suas atitudes podem proporcionar. Vender o corpo e a moral em troca de dinheiro já suficientemente degradante. Mas aproveitar um momento de dor e consternação para fazer marketing, é deplorável. Na Bíblia, um dos sinais da proximidade da volta de Jesus são os terremotos cada vez mais freqüentes em vários lugares do mundo. Outro sinal é a decadência moral e a busca irrefreada de prazeres. Nesta notícia, as duas coisas se unem tristemente.[MB]