sexta-feira, maio 09, 2008

Tremor é o 6º maior registrado no País


O tremor de terra que foi sentido nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina por volta das 21h desta terça-feira, foi o sexto maior registrado na história do País, segundo o chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Lucas Vieira Barros. O registro de abalos começou em 1922. O sismo, moderado, atingiu 5,2 graus na escala Richter e foi registrado a 270 km da cidade de São Paulo e a 218 km de São Vicente. O índice máximo na escala Richter é de 9 graus.

O abalo em São Paulo também foi registrado pelo órgão americano U.S. Geological Survey (USGC). O epicentro foi registrado no mar, na costa do Estado, segundo informou o professor George França, também do observatório.

Barros classificou como "impossível" a ocorrências de tsnunamis devido ao abalo. Ele considera "pouco provável" [que haja] novos tremores de terra de maior ou mesma magnitude, mas acredita que outros menores vão acontecer. Segundo o chefe do observatório, o maior abalo registrado no País atingiu 6,2, no ano de 1955.

Ainda de acordo com Barros, não há previsão para conclusões sobre o que efetivamente provocou o tremor de terra. Ele afirmou que, para entender o que ocorreu, são necessários estudos "muito demorados". "Provavelmente esse sismo se deu ao longo de uma falha geológica. ... É um sismo interplaca, distante das margens das placas (tectônicas) e é muito difícil entender a natureza desses sismos", disse.

(Terra)

Nota: Aqui em Tatuí, onde moro, a cerca de 150 km de São Paulo, o tremor foi sentido ontem, às 21h. Vários colegas de trabalho disseram ter sentido a vibração e uma sensação estranha de desconforto. Moradores de um prédio chegaram a descer para a rua, assustados. Ainda ontem, no meio da tarde, ventos fortes (parece que atingiram 100 km/h) causaram bastante estrago por aqui, chegando a derrubar uma casa. Que dia![MB]

Leia também: "Tremor no litoral de São Paulo atinge 5 estados"