sexta-feira, maio 09, 2008

História em quadrinhos distorce as profecias

Rob Liefeld, polêmico por natureza, pretende chamar a atenção novamente com seu novo projeto Armageddom Now: World War 3, graphic novel de 120 páginas, que pode vir a se tornar apenas a primeira parte de uma série de cinco edições. A HQ será lançada no verão norte-americano pela editora 12 Gates, e é uma parceria de Liefeld com Phil Hotsenpiller e Mike Gadd. A trama gira em torno de profecias bíblicas contidas nos livros de Ezequiel e Apocalipse.

"A grande profecia sobre o que é comumente chamado de o 'fim dos tempos' diz que haverá um arrebatamento e que em um único momento Deus tomará todos crentes da distância entre a Terra e o Céu. Um poderoso líder mundial surge durante esse evento e une o mundo; ele é Satanás como homem e é conhecido como o anticristo. Sete anos de turbulências vão dizimar a Terra com pragas, fome, guerra e dividirão o globo. A Batalha do Armagedom ocorrerá quando os exércitos do anticristo se unirem contra Deus", diz o autor, parafraseando escritos bíblicos.

Liefeld diz que essa profecia já foi mostrada se concretizando em filmes e livros como A Profecia e Deixados para Trás, mas que sua HQ é diferente, pois sua história mostra os acontecimentos que precedem o juízo final.

Rob Liefeld é um polêmico quadrinista que nos anos 90 atingiu fama na Marvel Comics, onde trabalhou com ícones como os X-Men e criou personagens hoje famosos como Cabele e Deadpool. Mais tarde fundou a Image Comics, ao lado de outros autores que abandonaram a Casa das Idéias. Acabou se desligando também da Image e atualmente está se reintegrando aos poucos ao cenário norte-americano de HQs, trabalhando novamente com a DC, Marvel e até mesmo a Image.

(HQ Maniacs)

Colaboração: Graciela Érika Rodrigues

Nota: Embora Liefeld acredite estar parafraseando textos bíblicos, isso é um grande equívoco. Diferentemente do que apresenta a série "Deixados Para Trás" (assisti ao primeiro filme, que se baseia em pouquíssimas passagens da Bíblia mal interpretadas), a Bíblia deixa claro que o arrebatamento do povo de Deus ocorrerá por ocasião da volta de Jesus, não antes e nem depois (cf. 1 Tessalonicenses 4:16, 17). Essa história de sete anos de "turbulência" com os salvos no céu é ilusão. Os salvos verão as pragas caindo sobre a Terra, mas não as sofrerão. Para os interessados em aprofundar o assunto, recomendo a leitura do livro Ninguém Será Deixado Para Trás.[MB]