sexta-feira, maio 09, 2008

A intrigante menopausa

Cientistas britânicos sugeriram que as mulheres entram na menopausa para evitar "competir" em termos reprodutivos com a geração seguinte. Em um ambiente marcado pela escassez de alimentos, a seleção natural beneficiou as crias da mulher mais nova, fazendo com que as mais velhas perdessem a capacidade de procriar, eles afirmam, em um estudo publicado nesta terça-feira na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

O artigo enfatiza os "custos" existentes quando várias fêmeas de um mesmo grupo social procriam ao mesmo tempo. "Humanos compartilham os alimentos em um grau sem equivalentes entre outros primatas, tanto dentro quanto fora das famílias", diz o estudo.

Neste ambiente de competitividade e escassez de alimentos, as fêmeas mais jovens acabaram "preferindo" apostar em seus próprios filhos - que carregam sua carga genética - a ajudar as fêmeas mais velhas a criar os seus, argumentaram os cientistas.

Com o tempo, isto levou à perda da capacidade reprodutiva das "avós", em favor das gerações mais jovens. ...

O que intriga os cientistas é que, segundo as clássicas teorias da evolução, o mecanismo de seleção natural não permitiria a sobrevivência de fêmeas com idade acima da fase reprodutiva. Entretanto, mesmo em sociedades sem acesso à medicina moderna, as mulheres vivem muito além da idade em que atingem a menopausa. ...

(BBC Brasil)

Colaboração: Sérgio Santeli

Nota: Apesar de intrigados, os cientistas vão preferir, como sempre, salvar a teoria dos fatos, afinal, o darwinismo é a única explicação para tudo, não é mesmo?[MB]