quarta-feira, setembro 15, 2010

Alerta: superbactéria resiste a quase todos antibióticos

A nova superbactéria, originária da Índia e que demonstra ser resistente a quase todos os antibióticos conhecidos, representa uma ameaça mundial, advertiram cientistas nesta semana. “Temos a necessidade urgente de, em primeiro lugar, estabelecer um sistema de vigilância internacional nos próximos meses e, em segundo lugar, examinar todos os pacientes que derem entrada a qualquer sistema de saúde em tantos países quanto for possível”, disse Patrice Nordmann, do hospital Bicetre, da França. “Por enquanto não sabemos quão rapidamente o fenômeno está se espalhando [...]. Pode levar meses ou anos, mas o certo é que se espalhará”, disse à AFP, destacando que já foram tomadas medidas na França e que outras estão em discussão no Japão, em Cingapura e na China. “É um pouco como uma bomba relógio”, explicou.

Nordmann participa da 50ª Conferência Intercientífica sobre Agentes Antimicrobianos e Quimioterapia (Interscience conference on Antimicrobial Agents and Chemotherapy), que reúne 12 mil especialistas em doenças infecciosas em Boston (Massachusetts, nordeste dos Estados Unidos).

O cientista, que é chefe do departamento de bacteriologia e virologia do hospital francês, disse que a bactéria encontrará terreno fértil na população de 1,3 bilhão de pessoas da Índia.

A “superbactéria”, chamada NDM-1 (metalo-beta-lactamase 1 de Nova Délhi), e suas variações parecem ter se originado na Índia. Ela foi detectada pela primeira vez em 2007, na Grã-Bretanha.

A NDM-1 resiste a quase todos os tipos de antibióticos, inclusive os carbapenemas, geralmente reservados às emergências e ao tratamento de infecções multirresistentes.

(Folha.com)

Nota: Parece que é uma questão de tempo até que a próxima epidemia mundial se manifeste. Felizmente, esse é um dos sinais de que a volta de Jesus – a solução definitiva – se aproxima (cf. Lucas 21:11). Infelizmente, muitas vidas serão perdidas.[MB]