terça-feira, setembro 21, 2010

Pelagornis: o pássaro gigante com a maior envergadura

Segundo cientistas, um pássaro enorme alcançou o recorde mundial de envergadura. Essa ave, que voava pelos céus chilenos 50 ou 100 milhões de anos atrás [segundo a cronologia evolucionista], tinha uma envergadura de pelo menos 5,18 metros. A medida se baseia em ossos da asa em bom estado de conservação (70% completos) dessa espécie recém-nomeada Pelagornis chilensis. O animal pesava cerca de 29 quilos e pertencia a um grupo conhecido como “pelagornithids”, aves caracterizadas por bicos finos e longos com muitos espinhos, projeções parecidas com dentes. Essa nova espécie foi uma ave marinha do norte do Chile, mas fósseis de outros pássaros ósseo-dentados foram encontrados em outros continentes. É provável que todas essas espécies tenham sido enormes.

Os pesquisadores acreditam que as aves voavam à procura de alimentos, como peixes e lulas. Uma vez que a presa fosse detectada, as aves cruzavam a superfície do mar com suas mandíbulas inferiores imersas na água, para pegar a presa escorregadia de forma segura com seus bicos.

Os ossos da ave tinham paredes extremamente finas, como as dos ossos de pterossauro. Provavelmente isso deu leveza a seus corpos, contribuindo para sua capacidade de crescer para um tamanho tão grande.

Os pássaros ósseo-dentados foram um grupo muito bem-sucedido, que viveu a maior parte no período Cenozóico ao longo de um período de tempo de 50 a 60 milhões de anos [idem]. Todos foram extintos cerca de dois milhões de anos atrás [idem], no momento em que o Istmo do Panamá entre o Norte e América do Sul fechou.

Hoje, os pesquisadores acreditam que os 5,18 metros estão perto da envergadura máxima que um pássaro pode atingir voando. Estimativas anteriores de envergaduras do pelagornithids acreditavam que o valor era 6,1 metros, mas esses dados eram baseados em fósseis mais fragmentados.

Os cientistas afirmam que o motivo para tamanha envergadura é a evolução. Isso evitaria concorrência com outras aves. As aves com um tamanho tão grande podem, naturalmente, navegar através de grandes distâncias e caçar presas mais facilmente no oceano aberto.

No entanto, também existe uma série de inconvenientes de ser tão grande. Os filhotes teriam que ser criados por um longo período de tempo, tornando-os mais suscetíveis a predadores. Além disso, as penas de aves são muito pesadas, e pássaros tão grandes podem ter se tornado muito pesados. [...]

(Hypescience)

Nota: Fatos: a ave é gigante para os padrões atuais e era perfeitamente desenhada para o voo, com ossos leves e penas (que são componentes bastante complexos). O resto é especulação. Note que os “cientistas afirmam que o motivo para tamanha envergadura é a evolução”. Se se tratasse de uma ave minúscula, a resposta seria a mesma. Se fosse uma ave média, idem. Lembre-se de que a evolução explica tudo! Na verdade, as várias descobertas de animais e plantas gigantes hoje extintos corrobora o relato bíblico segundo o qual havia seres gigantes antes do dilúvio.[MB]