segunda-feira, setembro 13, 2010

“Fantástico” e a pregação espírita

Fazia tempo que eu não assistia ao programa de TV “Fantástico”. Ontem me lembrei por que. Quando liguei a TV, depois de voltar da igreja (geralmente evito fazer isso, para não desfazer a boa impressão do culto), estava passando uma reportagem apresentada pelo Dr. Drauzio Varella. No bom estilo do jornalismo investigativo e utilizando o método científico, o médico procurou desmascarar um químico apresentado como irresponsável praticante da fitoterapia. Até aí, vá lá. Essa é uma das funções do bom jornalismo e da ciência. Mas a reportagem que veio a seguir me deixou, mais uma vez, estarrecido com filosofia explícita proclamada pela maior emissora de TV do Brasil. Durante longuíssimos minutos (para os padrões televisivos), o programa exibiu uma reportagem sobre o espiritismo e Chico Xavier, praticamente assumindo como fato a ideia da reencarnação e a mediunidade do espírita hoje reverenciado em nosso país e no mundo. Apresentaram testemunhos de pessoas que se dizem beneficiadas pelas mensagens do médium e praticamente afirmaram que o mestre de Chico (Emanuel) já está reencarnado, em São Paulo.

A Globo, com suas novelas e matérias favoráveis ao espiritismo, faz algo parecido com o que a Record faz em relação à Igreja Universal. Cada uma tem sua filosofia/religião declarada. Mas se esquecem de a concessão que possuem é pública e de que o canal não deveria ser utilizado para proselitismo tão aberto.

O fato é que estamos vivendo no tempo em que “o espiritismo [...] está mudando a sua forma, e, ocultando alguns de seus mais reprováveis aspectos, reveste-se de aparência cristã. Mas as suas declarações pela tribuna e pela imprensa têm estado perante o público durante muitos anos, e nelas o seu verdadeiro caráter se acha revelado. Estes ensinos não podem ser negados nem encobertos” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 558). “Satanás tem há muito estado a preparar-se para um esforço final a fim de enganar o mundo. O fundamento de sua obra foi posto na declaração feita a Eva no Éden: ‘Certamente não morrereis.’ ‘No dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal’ (Gn 3:4, 5). Pouco a pouco ele tem preparado o caminho para a sua obra-mestra de engano: o desenvolvimento do espiritismo. Até agora não logrou realizar completamente seus desígnios; mas estes serão atingidos no fim dos últimos tempos” (Ibid., p. 561).

Essa intensa propaganda espírita na TV e no cinema não é outra coisa senão o esforço do mal profetizado há mais de cem anos. É evidência incontestável de que o fim se aproxima. Basta lembrar que há apenas 60 anos o espiritismo era crime no Brasil... Hoje o país se curva ante o poder sedutor dessa doutrina que afasta as pessoas de Jesus e as aproxima dos “espíritos”.

Oremos e trabalhemos pelos espíritas sinceros, para que vejam a verdadeira luz (Salmo 119:105).

Michelson Borges

Saiba o que acontece com o ser humano depois da morte: clique aqui e aqui.