Composta por crianças e adolescentes de até 17 anos de idade, a chamada Geração Z se mostra mais preocupada com o meio ambiente e com causas sociais, dando mais valor a produtos e serviços sustentáveis. Além disso, ela quer pagar cada vez menos por produtos e conteúdos que podem ser encontrados gratuitamente na internet, como músicas, filmes e livros. Essa nova geração de futuros consumidores assemelha-se à tão falada Geração Y, formada por jovens com idades entre 20 e 30 anos. Ambas são compostas por jovens inquietos, menos fiéis às marcas e acostumados a fazer tarefas múltiplas. A diferença é que a Geração Z nasceu junto à tecnologia, o que torna suas características mais acentuadas. O diretor da empresa de pesquisa de mercado GFK CR Brasil, Paulo Carramenha, explica que “a Geração Z já nasceu com o joystick, o controle remoto e o celular no berço, enquanto a Y viu isso acontecer. Se a Y quer as coisas rápidas, a Z muito mais, ela não sabe o que é o mundo sem tecnologia”.
(Opinião e Notícia)
Nota: Se a igreja deseja alcançar as gerações Y e Z, precisa utilizar ainda mais os recursos tecnológicos que estão à sua disposição. Para uma geração inquieta e high tech, se faz necessário produzir materiais (textos, vídeos, etc.) que contenham a mensagem de salvação de maneira condensada e atrativa. Temos que dizer muito em pouco tempo/espaço (exatamente como sugerido pelo texto bíblico de Habacuque 2:2). Por que “Geração Z”, a última letra do alfabeto? Será esta a última geração a ser alcançada até a volta de Jesus? Deus queira. Trabalhemos para isso.[MB]
Há um século, Ellen White escreveu: “Devemos utilizar todos os meios possíveis para levar a luz diante do povo. Utilize-se a imprensa e todo meio de propaganda para chamar a atenção para o trabalho” (Testemunhos Para a Igreja, v. 6, p. 36). “Descobrir-se-ão meios que possam alcançar os corações. Alguns dos métodos usados nesta obra serão diferentes dos que foram postos em prática no passado; mas ninguém, por causa disto, feche o caminho pela crítica” (Evangelismo, p. 130).