segunda-feira, setembro 20, 2010

Atendimento especial aos adventistas na UFV

A Universidade Federal de Viçosa (UFV), sediada no interior do Estado de Minas Gerais, na cidade de Viçosa, é tida atualmente como uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do País. Na ultima avaliação do MEC, a UFV foi classificada como a melhor universidade federal do Estado de Minas Gerais e a terceira melhor do País. Atualmente a UFV oferece mais de 65 cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento. Todos os anos, a UFV seleciona novos estudantes de diversas regiões do Brasil. A seleção é feita por meio do exame vestibular que é realizado a cada ano no mês de dezembro.

Na cidade de Viçosa, existe uma comunidade de adventistas do sétimo dia. São aproximadamente 200 membros batizados que se reúnem em dois locais de culto. Dentre essa comunidade alguns são professores, estudantes, pós-graduandos e funcionários da UFV. Neste ano, no mês de junho, a comunidade adventista de Viçosa recebeu com tristeza a notícia acerca das datas dos exames do vestibular. Uma das provas ocorrerá no sábado (4/12) e o edital não prevê nenhum tipo de atendimento especial aos guardadores do Sábado.

Diante desse fato, toda a comunidade adventista em Viçosa se mobilizou. Protocolamos um pedido junto à UFV, no sentido de que fosse oferecido um atendimento especial aos vestibulandos guardadores do sábado. Também foi formada uma comitiva de pós-graduandos adventistas que realizou um trabalho de conscientização junto aos conselheiros do CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – órgão deliberativo da UFV que iria julgar o nosso pedido), expondo-lhes nosso dilema. Oramos em prol do pedido. Um dos conselheiros até chegou a pedir que orássemos ao nosso Deus em favor desse assunto; foi um momento oportuno em que fizemos naquela visita uma oração especial. Aproveitando esse encontro, foi entregue aos membros do conselho uma pequena lembrança: o livro Tempo de Esperança, do pastor Mark Finley; e os CDs “Mensagens de Paz e Esperança”, narrados por Cid Moreira.

Finalmente, no dia 8 de setembro de 2010, o CEPE se reuniu e após apreciar nosso pedido, concedeu parecer favorável aos vestibulandos guardadores do sábado (Ofício nº 136/2010/SOC, datado em 9 de setembro de 2010 e assinado pelo prof. Efraim Lázaro Reis, na foto abaixo, ao centro).

Diante dessa nova realidade, faz-se necessário um trabalho de divulgação junto aos vestibulandos guardadores do sábado, já que muitos haviam desistido de participar do vestibular da UFV neste ano, em virtude da situação inicial.

Os estudantes que optarem pelo atendimento especial poderão fazer os exames após o pôr-do-sol de sábado. A única exigência que a UFV faz é quanto ao local das provas, que, neste caso, serão realizadas exclusivamente na cidade de Viçosa. Tal exigência tem apenas como objetivo minimizar os gastos operacionais gerados por essa concessão, uma vez que oferecer a realização do exame em horário excepcional, em todos os locais de provas, seria financeiramente inviável para a instituição (são mais de 20 locais de prova em diversas cidades).

A comunidade adventista de Viçosa, em especial os pós-graduandos adventistas da UFV, solicita encarecidamente que se orientem os vestibulandos guardadores do sábado que não entrem com nenhum instrumento jurídico contra a UFV, mas que acatem a opção bondosamente oferecida por ela. A comunidade adventista em Viçosa está de braços abertos para receber os novos estudantes. Estamos estudando meios de ajudar aqueles vestibulandos que estiverem com dificuldades para deslocamento até Viçosa. Nesse sentido, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance.


Mais detalhes sobre o atendimento especial no vestibular: www.ufv.br (site oficial da UFV); www.copeve.ufv.br (site oficial da COPEVE-UFV) ou aqui.

Observação: o atendimento especial está estendido a todo o processo seletivo 2011 da UFV, o que inclui PASES I, PASES II, PASES III, Vestibular e CAP/COLUNI.

(Diogo Machado, Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Matemática/UFV)