terça-feira, setembro 14, 2010

Livros sobre vampiros podem afetar comportamento

Cientistas e professores de literatura promoveram encontro em Cambridge, Inglaterra, para discutir como livros sobre vampiros e outras fantasias podem afetar a mente dos jovens. O objetivo é estudar como a adolescência é afetada por estes livros. As informações são do site LiveScience. O maior exemplo dado pelos cientistas é o livro Crepúsculo, que fez sucesso também nos cinemas. Há a possibilidade de livros fantasiosos afetarem de forma negativa o cérebro dos adolescentes. Os jovens são mais suscetíveis a influência de qualquer coisa que esteja próxima a ele, como experiências, objetos, literatura e música, por exemplo. “O cérebro de um jovem processa informações de forma diferente a de um adulto”, disse a apresentadora do encontro, Karen Coats, professora de inglês da Universidade de Ilinóis, Estados Unidos, em entrevista ao site. “Portanto, eles têm mais dificuldade em perceber que modelos estão seguindo, podendo ser influenciados por livros de fantasia e nem perceber.”

Durante o encontro, foi discutido o livro Crepúsculo, e como ele pode contar partes antifeministas, e como isso pode mudar o comportamento dos jovens fãs da série. Alguns dos pesquisadores disseram que as mulheres fãs do livro são influenciadas e passam a adotar comportamento passivo em relação aos homens.

Outro objetivo do encontro foi discutir o porquê dos jovens gostarem tanto de história com vampiros e zumbis, e como isso afeta o comportamento além da leitura de um livro.

(Terra)

Nota: Claro que o foco dos debatedores no encontro não era o impacto espiritual de uma série como Crepúsculo (e assemelhadas). Mas, se esse tipo de literatura (e filmes) pode afetar o comportamento, o que dirá da espiritualidade? Cristãos não podem ser ingênuos ao ponto de pensar que, no grande conflito entre o bem e o mal (cujo palco principal é a nossa mente), conteúdos interiorizados não têm influência sobre nós. Neste mundo, nenhum conteúdo é neutro. Ou “ajunta” ou “espalha”. Decida-se.[MB]