quarta-feira, setembro 15, 2010

Política que vai de mal a pior

Simony, Andréia Schwartz, Mulher Melão, Dinei e Vampeta estão entre os famosos que posaram nus em revistas como Playboy, Sexy e G Magazine e estão tentando carreira na política nas eleições de outubro. A cantora Simony é candidata a deputada estadual pelo PP de São Paulo. Mulher Melão, por sua vez, tentará uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro pelo nanico PHS. Apontada como testemunha-chave no escândalo que derrubou o ex-governador de Nova York Eliot Spitzer, a brasileira Andréia Schwartz (PRP) disputa uma vaga de deputada estadual pelo Espírito Santo. Já os ex-jogadores Vampeta e Dinei disputam, respectivamente, as vagas de deputado federal pelo PTB de São Paulo e de deputado estadual pelo PDT de SP.

(Folha, 15/9)

Nota: Segundo Marcelo Semer, em texto publicado no Terra Magazine, “não deixa de ser uma ironia o fato de que na eleição em que se pretendeu retirar o humor da cobertura de política, seja um palhaço, literalmente, o candidato a deputado com maior destaque. [...] O fato de Tiririca ter tanto destaque na eleição e José Serra tão pouco também não é gratuito. É fruto do esvaziamento político da eleição, a marca de 2010. O fenômeno não é novo, mas é de se registrar que a política nunca esteve tão ausente de uma eleição como agora. [...] O efeito retardado deste debate apolítico pode ser devastador. Ou não. Quem sabe se as coisas andam tão ruins que pior não ficarão.”

Comentário do jornalista Ruben Holdorf: "Dinei teve a carreira encerrada precocemente devido ao envolvimento com drogas. E tem mais: Por que a Justiça permite que Tiririca concorra? O fato de ele confessar desconhecer as atribuições de deputado já seria o suficiente para qualquer juiz de bom senso impedi-lo de concorrer a algum cargo público. Bebeto, Romário, Marcelinho Carioca, o que vai ser do Brasil nas mãos dessa gente? A indústria do mau-caratismo e da impiedade toma conta do País e faz um arrastão imoral em todos os lares via mídia."