terça-feira, março 06, 2012

DSA lança novo estudo bíblico para universitários

A maioria dos estudos bíblicos utilizados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia se inicia tratando sobre quem é Deus ou apresentando o que a Bíblia diz sobre si mesma. Ao estudar com pessoas que possuem uma base teísta (católicos, evangélicos, etc.), não existe nenhuma controvérsia em relação à existência de Deus ou ao propósito das Escrituras. Porém, quando temos o desafio de levar a mensagem a uma pessoa cética, de mente secularizada ou mesmo um indivíduo afetado pelo relativismo pós-moderno, as dificuldades começam a aparecer. Justamente para alcançar aquelas pessoas que não possuem a mesma base teísta, a Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista (DSA) lançou em 2012 o estudo bíblico O Resgate da Verdade. A série, contendo 26 temas, é diferente em muitos aspectos dos estudos bíblicos tradicionais.

No sábado, dia 3 de fevereiro, O Resgate da Verdade chegou às mãos dos líderes jovens da nova Associação Norte-Catarinense. Durante a palestra
Alguém tem alguma dúvida?”, proferida pelo pastor Douglas Reis, cada um dos 180 líderes presentes recebeu um exemplar do novo estudo. Empolgados com o material, os jovens catarinenses se comprometeram a utilizá-lo em suas cidades e a promovê-lo entre outros jovens da igreja. A ideia é que, a partir de outubro, o primeiro passo seja dado para a criação de uma agremiação de universitários adventistas no norte do Estado. Para isso, um evento será realizado, provendo treinamento para utilizar a nova série de estudos.

De fato, O Resgate da Verdade é inovador. Os primeiros oito estudos se preocupam em construir as bases teístas. Para isso, o material recorre a áreas do conhecimento como filosofia, arqueologia e história. Ao contrário da metodologia de ler textos bíblicos e completar lacunas, o material utiliza perguntas abrangentes, que podem ser usadas em estudos individuais, classes bíblicas, pequenos grupos, seminários e até em séries especiais de evangelismo.

Como o público-alvo é formado por jovens universitários e aqueles que já contam com formação acadêmica, ao fim de cada assunto há uma série de referências bibliográficas, o que confere credibilidade aos temas. Além disso, há indicações de obras em inglês, português e espanhol que tratam de aspectos do assunto abordado.

O editor da série é o jornalista Michelson Borges, mestre em Teologia pelo Unasp e editor da Casa Publicadora Brasileira. Além de Borges, três pastores adventistas contribuíram escrevendo alguns dos temas de O Resgate da Verdade: Douglas Reis, Luiz Gustavo Assis e Matheus Cardoso.

Aqueles que estiverem interessados em adquirir o material, procurem o Departamento de Jovens de sua Associação/Missão ou a loja Sels mais próxima. Sem dúvida, é chegado o tempo de resgatar a Verdade!