terça-feira, março 20, 2012

Resistência a antibióticos pode acabar com medicina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o mundo está entrando em uma crise de resistência a antibióticos que pode acabar com a medicina moderna. Margaret Chan, diretora geral da OMS, alerta para o fato de que as bactérias estão ficando tão resistente aos antibióticos comuns, que isso poderia trazer nossa medicina a um ponto catastrófico. No fim, todo antibiótico pode se tornar inútil. E estamos falando de medicamentos importantes para doenças como tuberculose, malária, infecções e HIV/AIDS. Nessa nova era pós-antibiótica, os medicamentos poderiam ficar mais caros e necessitar de períodos de tratamento mais longos para surtir o mesmo efeito dos remédios atuais.

“Coisas comuns como uma garganta inflamada ou um machucado no joelho de uma criança podem voltar a matar. Estamos perdendo nossos melhores antibióticos”, afirma Chan. “Os tratamentos de substituição são mais caros, mais tóxicos e precisam de durações maiores. Para pacientes com doenças resistentes a medicamentos, a mortalidade pode subir em até 50%.”

De acordo com a Organização, o culpado é o uso errado dos antibióticos, que não são prescritos de maneira certa e são usados muito frequentemente e por muito tempo.