sexta-feira, março 16, 2012

Igreja lança novo estudo bíblico para universitários

A maioria dos estudos bíblicos utilizados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia começa tratando sobre quem é Deus ou apresentando o que a Bíblia diz sobre si mesma. Quando se trata de estudar com pessoas que possuem uma base teísta (católicos, evangélicos, etc.), não existe nenhuma controvérsia em relação à existência de Deus ou ao propósito das Escrituras. Porém, quando existe o desafio de levar a mensagem a pessoas céticas, de mente secularizada ou mesmo um indivíduo afetado pelo relativismo pós-moderno, as dificuldades começam a aparecer. Justamente para alcançar essas pessoas que não possuem a mesma base teísta, o Departamento de Jovens da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia (DSA) lançou em 2012 o estudo bíblico O Resgate da Verdade. A série, contendo 26 temas, é diferente em muitos aspectos dos estudos bíblicos tradicionais.

O Resgate da Verdade é inovador, não apenas no conteúdo, mas na apresentação: em forma de livro, os temas (capítulos) são ricamente ilustrados em cores e seguem uma sequência lógica com títulos e intertítulos que despertam a curiosidade. Os primeiros oito estudos se preocupam em construir as bases teístas. Para isso, o material recorre a áreas do conhecimento como filosofia, arqueologia e história. Diferentemente da metodologia de ler textos bíblicos e completar lacunas, O Resgate da Verdade traz perguntas abrangentes, que podem ser usadas em estudos individuais, classes bíblicas, pequenos grupos, seminários e até em séries especiais de evangelismo.

Como o público-alvo são os jovens universitários e aqueles que já contam com formação acadêmica (adventistas ou não), ao fim de cada capítulo/tema há uma série de referências bibliográficas, o que confere credibilidade aos estudos. Além disso, há indicações de sites e obras em inglês, português e espanhol que tratam de aspectos do assunto abordado e estimulam o leitor/estudante a buscar mais conhecimento para se aprofundar nos conteúdos.

O organizador da série é o jornalista e mestre em teologia Michelson Borges, editor da Casa Publicadora Brasileira. Além dele, três pastores adventistas contribuíram escrevendo alguns dos temas de O Resgate da Verdade: Douglas Reis, Luiz Gustavo Assis e Matheus Cardoso.

Interessados em adquirir o material devem procurar o Departamento de Jovens de sua Associação/Missão ou uma loja do Serviço Educacional Lar e Saúde (SELS) mais próxima. 

(Equipe ASN – Redação)