quinta-feira, maio 01, 2008

Evolucionistas mal-intencionados

Aproveitando o bonde de críticas ao fundamentalismo islâmico, o repórter Diogo Schelp, da Veja, aproveitou para disparar sua venalidade contra os criacionistas. Ele cita que 40 por cento dos norte-americanos rejeitam o evolucionismo. E daí? Qual é o problema? Nem por isso parte destes cidadãos andam em um mundo medieval. Por outro lado, 60 por cento aceitam como ciência (humm) as teorias de Darwin, expurgando e anatematizando a figura de uma divindade. Isto sim é treva. Apesar da existência de muitos criacionistas fanáticos e lunáticos, deve-se considerar que as maiores atrocidades cometidas contra a humanidade foram conduzidas por evolucionistas, cristãos ou não. O físico Marcelo Gleiser acusa de criminosas as escolas que mantêm em seu currículo o ensino criacionista. Que ele prove na Justiça quantos desses alunos cometeram crimes, ou então seja processado por essas instituições de ensino pela sua leviandade.

A pergunta da enquete na HP do site do Observatório da Imprensa, “A fé religiosa pode limitar a liberdade de expressão?”, está errada. É capciosa, de duplo sentido, de má-fé. Típica de evolucionistas amantes de Darwin desesperados. O problema em questão não é a fé, mas a entidade, a instituição religiosa, a seita, estas sim podem cercear a liberdade de expressão. Fé é uma característica individual, inata ao sujeito e não à coletividade. Ignorância dos jornalistas ou pura sacanagem?

Configura-se no planeta uma batalha ideológica entre filosofias de natureza religiosa. Por trás de tudo isso, duas bases: o criacionismo e o evolucionismo. Os primeiros na retaguarda; os segundos, ensandecidos, individualistas, autoritários, arrogantes, envaidecidos, usando todos os subterfúgios para solapar, se possível, a própria estrutura social. Tudo para impedir que criacionistas cheguem ao poder. São ou não criminosos, nazistas, tiranos e despóticos? Que esse conflito não passe das idéias, das tribunas e dos espaços conquistados nas mídias!

(Ruben Dargã Holdorf, do Paraná On-Line)