quarta-feira, maio 07, 2008

A Linguagem de Deus

Francis Collins, autor do livro A Linguagem de Deus, afirma que há uma base racional para crer na existência de um Criador e que todos os descobrimentos científicos “aproximam o homem de Deus”. Collins, que dirigiu o Projeto Genoma juntamente com Craig Venter, relata no livro sua história pessoal e a relação entre ciência e fé. A diferença entre Collins e Venter (que está no mundo dos negócios atualmente) é que Collins continua dirigindo o NHGRI – sigla em inglês que significa Instituto de pesquisa de Genoma Humano nos EUA. Segundo o autor, “uma das grandes tragédias do nosso tempo é a impressão que se criou de que ciência e religião devem estar em guerra”. Partindo de sua experiência, Collins afirma que decifrar o genoma humano não criou um conflito em sua mente, porém lhe permitiu verificar os trabalhos de Deus. “O problema é que nos últimos 20 anos, com muita freqüência, as vozes que são ouvidas nos debates públicos sobre estes temas são aquelas que defendem posições extremas.”

Collins afirma que era ateu até que, nos primeiros anos no exercício da medicina, comprovou a força que a fé transmitia a vários de seus pacientes nos estados mais críticos. Impressionado por esses exemplos, pediu conselhos a um ministro metodista, que lhe recomendou a leitura de Cristianismo Puro e Simples, de C.S. Lewis – um livro que mudou sua vida.

Nota: Também recomendo o Cristianismo Puro e Simples. Imagine um ex-ateu convidado a levar conforto a milhares de pessoas que estavam enfrentando tempos difíceis e falta de esperança. Se pudesse, você não aproveitaria a chance de conhecer essas mensagens? Você pode! O livro Cristianismo Puro e Simples, da editora Martins Fontes, traz uma coletânea da série de palestras que o famoso escritor e professor de Literatura de Cambridge, C. S. Lewis, apresentou pelo rádio, na BBC, durante a 2ª Guerra Mundial. Os programas deram sentido novo à vida de milhares de ouvintes de todas as classes sociais. Segundo os editores do livro, essa é uma das obras mais populares e acessíveis do criador de Crônicas de Nárnia e os textos ainda falam ao coração e à mente, lembrando que o mais importante é viver o cristianismo em sua pureza e simplicidade. É isso que dá sentido à vida.[MB]