terça-feira, maio 06, 2008

O Delírio de Dawkins

Considerado o ícone do ateísmo contemporâneo, Richard Dawkins, autor de Deus, um delírio, tem suas idéias postas à prova pela análise minuciosa e perspicaz de Alister McGrath e sua esposa Joanna McGrath, em O delírio de Dawkins.

Alister, outrora ateu e admirador da obra de Dawkins, revela sua perplexidade pela guinada irracional de seu colega de Oxford, não tanto pelo ateísmo em si, mas pela absoluta inconsistência de seus argumentos, aliados à intolerância desmedida.

Ao discutir os pressupostos de Dawkins, os autores trazem à tona questões fundamentais dos tempos pós-modernos ― fé, coexistência de religião e ciência, liberdade de crença, o sentido da vida e a busca de significado ― que, a julgar pela repercussão de Deus, um delírio, merecem contundente posicionamento cristão.

O ex-ateu Alister McGrath é professor de teologia histórica da Universidade de Oxford e pesquisador sênior do Harris Manchester College. Possui doutorados em biofísica molecular e em teologia pela Oxford. Seu interesse principal se concentra na história do pensamento cristão, com ênfase particular na relação entre as ciências naturais e a fé cristã. Autor prolífico, suas recentes publicações incluem Dawkins' God: Genes, Memes and the Meaning of Life [O Deus de Dawkins: genes, memes e o significado da vida].

Joanna Collicutt McGrath estudou psicologia experimental em Oxford, especializando-se por vários anos em neuropsicologia clínica. Em seguida estudou teologia cristã, com especialização em estudos bíblicos. Atualmente é professora de psicologia da religião do Heythrop College, na Universidade de Londres. Seu livro, Meeting Jesus: Human Responses to a Yearning God [Encontrando Jesus: Respostas humanas para um Deus compassivo], em co-autoria com Jeremy Duff.

"Alister McGrath (Universidade de Oxford) analisa as conclusões do livro Deus, um delírio e desmantela o argumento de que a ciência deve levar ao ateísmo. McGrath demonstra como Richard Dawkins abandonou sua usual racionalidade para abraçar o amargo e dogmático manifesto do ateísmo fundamentalista" (Francis Collins, diretor do Projeto Genoma).

"Os autores de O delírio de Dawkins atacam o flanco do fundamentalismo ateísta de Dawkins e conseguem afastá-lo do campo de batalha" (Publishers Weekly).

Mais informações sobre O Delírio de Dawkins, clique aqui.