sexta-feira, maio 02, 2008

Questionamentos de um cético

Questões levantadas por um leitor cético (minhas respostas estão entre colchetes):

Caro Michelson:

A ciência é feita de erros e de acertos. Sua postura não é como a das religiões que tratam seus temas como verdades absolutas e incontestáveis. Infelizmente, a ciência ainda não tem resposta para tudo, pois os cientistas têm a humildade de dizer "não sei". Já a religião cria respostas calcadas apenas na fé, a qual não prova nada.

[Correto. Segundo alguns pensadores, como Feyerabend, uma das características das boas teorias científicas é a falseabilidade. Mas pergunto: Como a teoria da evolução, em última instância, pode ser falseada? E dizem que ela é científica... O grande alvo das críticas dos pesquisadores criacionistas e deste blog não é a ciência experimental, mas as pretensões do darwinismo, que posa como verdade científica. E nem todos os cientitas têm a humildade a que você se refere. Basta lembrar que muitos deles afirmam saber como a vida teve origem neste planeta, quando na verdade esse assunto, do ponto de vista científico, permanece uma incógnita. Finalmente, como a religião está no campo da fé (o que não significa que não existam evidências da existência de Deus e da confiabilidade de Sua Palavra), apliquemos o método científico ao darwinismo para ver no que dá.]

Sei que seu blog é para evangélicos, mas vocês deveriam rever sua postura quando se tratar de temas cientí­ficos. Como muitos dizem por aqui, a ciência sempre está errada. Se assim o fosse, jamais estariam postando blogs ou seriam curados de doenças, pois tudo o que temos devemos às pesquisas cientí­ficas, onde não há o divino interferindo, mas muito trabalho.

[Meu blog não é para evangélicos, apenas. Basta ver os números da pesquisa ao lado, computados no dia 26 de janeiro. Note que há quase tantos ateus quanto pentecostais e católicos visitando estas páginas. Embora o enfoque seja religioso, os assuntos são tratados aqui sob a ótica jornalística. E todos são bem-vindos, para ler e comentar. Não me lembro de alguém ter dito aqui que a "ciência está sempre errada". Pelo menos eu nunca disse isso. Seria um absurdo. Na verdade, essa polarização entre ciência e religião é um construto ideológico reforçado pela mídia. Mas isso nem sempre foi assim. Leia a postagem "Cientista fanático?" para comprovar. Não sei se "tudo o que temos devemos às pesquisas científicas", mas sei que a ciência deve muito à religião cristã protestante. Clique aqui e confira.]

Seja a bíblia, o mahabarata, os vedas e lendas diversas que circulam o planeta tratando de mitos da criação, há que se analisar o contexto em que tais coisas foram criadas. Os homens criam deuses e cada qual acha que seus deuses são melhores que os dos outros. Responda estas por favor:

O cristianismo é apenas uma religião como qualquer outra, que possui um deus feito homem que viveu entre nós (tal como o mito de Krishna). É verdadeiro para os cristãos (1/3 da população do mundo). Quanto aos outros 2/3 o que vai acontecer? Serão lançados no lago de fogo? Se isso for real, que deus é esse que sacrifica seus filhos, exatamente como os deuses maias, incas e pagãos exigiam? Deus nos dá liberdade de escolha, desde que sigamos suas ordens? Isso não é amor, nem bondade, nem compreensão, e sim o contrário.

[Pelo fato de existirem maus cientistas - alguns dos quais até forjaram evidências para sustentar a crença no darwinismo -, significa isso que todos os cientistas são ruins? Seu argumento é uma falácia. O fato de os seres humanos terem criado vários deuses não quer dizer que não exista um Deus verdadeiro. Mostra apenas a vocação religiosa da raça humana, independentemente da época em que esteja vivendo (clique aqui e aqui para confirmar). Dizer que o cristianismo é uma religião como qualquer outra é desconhecer os fatos históricos relacionados com o surgimento dele. Infelizmente, o espaço não me permite discorrer longamente sobre esse tema aqui. Você lê livros criacionistas ou cristãos? Se tem mesmo a mente aberta que gostaria que nós cristãos também tivéssemos, sugiro-lhe a leitura dos capítulos 10 a 15 do livro Não Tenho Fé Suficiente Para Ser Ateu (Vida). Aliás, sugiro a leitura de todo o livro. E se puder ler o meu livro Por Que Creio (Casa), isso o ajudará a ajustar o foco com relação ao que pensam os criacionistas bem informados. Com relação ao que Deus fará com os não-cristãos, você está julgando o Criador de maneira equivocada, justamente por não conhecer Sua Palavra. A Bíblia diz que Deus julgará cada em segundo a quantidade de luz que recebeu e diz também que "a quem muito foi dado, muito será cobrado". Portanto, o que conta não é necessariamente a quantidade de conhecimento que a pessoa tenha a respeito de Deus, mas o que ela faz com esse conhecimento. Finalmente, os deuses pagãos exigiam sacrifícios para aplacar sua ira. Os sacrifícios exigidos pelo Deus Yahweh nunca foram humanos e tiveram caráter ilustrativo da missão de Cristo, o Cordeiro de Deus. Depois que Jesus morreu na cruz, tais sacrifícios perderam o sentido e foram abolidos. Leia a Bíblia; leia a a Bíblia.]

Por que apenas o cristianismo é a verdade? É porque Jesus disse? Outras crenças em seus livros e lendas orais não afirmam serem verdadeiras? Se foi o diabo quem inspirou as demais crenças, quem garante não ser o cristianismo mais uma de suas artimanhas para ludibriar o homem? É porque a bí­blia afirma? E os escritos budistas, xintoí­stas, hindus, tibetanos, sumerianos, persas, etc., são todos falsos? Muitas histórias bíblicas foram extraídas de lendas sumerianas e persas. Seria então a bíblia falsa?

[Tenho que dizer tudo isto de forma bem resumida, mas vamos lá: (1) o Antigo e o Novo Testamentos são historicamente confiáveis (dê uma olhada na seção "Arqueologia Bíblica"), o que foi confirmado por testemunhos antigos, relatos de testemunhas oculares, testemunhos autênticos de testemunhas que não foram enganadas; (2) o Novo Testamento diz que Jesus afirmava ser Deus; (3) a afirmação de Jesus quanto a ser Deus foi miraculosamente confirmada pelo cumprimento de muitas profecias específicas sobre Si mesmo, pela Sua vida sem pecado e Seus feitos miraculosos e pela predição e concretização de Sua ressurreição; (4) portanto, Jesus é Deus; (5) todos os ensinamentos de Jesus (que é Deus) são verdadeiros; (6) Jesus ensinou que a Bíblia é a Palavra de Deus; (7) portanto, é verdade que a Bíblia é a Palavra de Deus (e qualquer coisa que se oponha a ela é falsa). Acredite, daria para encher inúmeras páginas se fôssemos desenvolver cada tópico. E quanto às lendas de que os autores bíblicos teriam se valido para escrever seus relatos, sugiro-lhe a leitura da entrevista com o Dr. Rodrigo Silva, no livro Por Que Creio.]

Se o diabo causa tanto incômodo a deus, por que deus não acaba logo com esse sujeito inconveniente? Por que Jesus não vem logo e não dobra a humanidade de uma vez? Por que deus precisa desse joguinho de amor, temor e salvação condicional se ele é algo tão grandioso como descreve a bíblia? Por que teremos de sofrer o apocalipse com a besta nos atormentando? Creio que um pai não deseja o sofrimento de seus filhos, seja o que eles forem. Isso tudo não lhe soa contraditório, segundo a descrição de deus (amor, bondade, compreensão e perdão)?

[Sim, um pai não deseja o sofrimento de seus filhos. Mas o que mais ele pode fazer quando esses filhos dotados de livre-arbítrio e maturidade sufiente escolhem um caminho errado? O que ele pode fazer é convidar e apelar. Fazer mais do que isso seria invadir a liberdade dos filhos. Deus não usa de "joguinhos" com a humanidade. E justamente por não fazê-lo, acaba sendo mal interpretado. Deus é aberto no Seu trato com os seres humanos e respeita nosso direito de escolha. Os que ficarem de fora da nova criação terão optado por isso deliberadamente. Como você mesmo diz, a salvação é condicional: depende de a pessoa aceitá-la. Se a aceitarmos, não teremos que "sofrer o apocalipse com a besta". E embora Deus tenha dado tempo para que o diabo manifestasse seu caráter e o tipo de reino que queria implantar, ele está com os dias contados.]

O que havia no universo antes da criação divina? Por que deus um dia resolveu criar tudo? Por que não o fez um dia antes ou depois? O que ele fez no tempo infinito que houve antes da criação? O que ele fará após o fim do universo?

[Mesmo que alguém pudesse responder essas questões, que diferença isso faria? Também posso perguntar para um materialista: O Universo é eterno? Sim? Então por que ainda não atingiu estado de entropia máxima? Não? Então quem o que o trouxe à existência? Qual a origem da matéria e - pior - da informação que rege os sistemas vivos? Se o big bang é uma teoria correta, de onde veio toda aquela energia? O que havia antes de o tempo e o espaço existirem? Como vê, o arsenal de perguntas segue quase ad infinitum.]

Para informação, os sons do big bang existem, a evolução se processa em milhões de anos e o homem não veio do macaco e nem do barro. O que houve é um ancestral em comum na cadeia evolutiva (vide estudos de biologia, bioquí­mica, paleontologia e genética a fim de dirimir por que isso ocorre).

[Se o big bang é assim tão confirmado, por que cientistas do quilate de Gabriele Veneziano, do Cern, o contestam? (Li um artigo dele sobre isso na Scientific American de junho de 2004). Aliás, o próprio Marcelo Gleiser, deixando de lado a certeza que quis passar ao povão no Fantástico, coloca em dúvida o big bang numa matéria publicada pela Época no ano passado. Os "sons" do big bang são microondas, também chamadas de radiação de fundo. E se a fonte delas for outra? Quanto aos "milhões de anos", na verdade, seriam bilhões, e mesmo assim não haveria tempo suficiente para o surgimento da vida por processos evolutivos (os matemáticos sabem disso). E se alguém aqui disse que o homem veio do macaco, segundo a teoria da evolução, está bem mal informado sobre o que pensam os adeptos de Darwin. Aliás, cadê o elo perdido?]

Nenhum cientista tem o intuito de destruir os deuses. Querem é proporcionar uma vida melhor e nos trazer mais conhecimento. A própria religião, com a colaboração de seus sacerdotes e teólogos intolerantes, dogmáticos e sem humildade, se encarrega disso.

[Não é o que o Dawkins pensa... Quanto à intolerância, infelizmente ela existe em qualquer meio, religioso ou não. Cristãos e muçulmanos levaram à morte milhares de pessoas, mas o que dizer do comunismo/ateísmo? Confira em O Livro Negro do Comunismo (Bertrand Brasil). O fato de haver líderes religiosos intolerantes e dogmáticos não invalida o cristianismo. Isso cheira a argumento ad hominem. Não leva a nada.]

O que tenho a dizer aos evangélicos é que procurem estudar um pouco sobre as ciências e suas bases cientí­ficas antes de atacá-las, pois tudo o que há hoje, seja de bom ou ruim, devemos a ela. Saibam que há mais cientistas trabalhando para o bem que para o mal. Todos somos homens, ora erramos, ora acertamos.

[Seu conselho é bom. Nunca é demais conhecer ciência. Mas aplique-o a si mesmo: estude mais a Bíblia e o criacionismo por conta própria, em lugar de ficar repetindo argumentos preconceituosos e estereotipados. Outro conselho: abra a mente e o coração ao conhecimento que pode obter além dos domínios do método científico. Você poderá se surpreender - e se sentirá completo.]