terça-feira, maio 06, 2008

Representante do vaticano nega incompatibilidade entre evolucionismo e criacionismo

O subsecretário do Pontifício Conselho para a Cultura, Dom Melchor Sánchez de Toca, pronunciou hoje a conferência inaugural da XVIII Semana Diocesana de Teologia de Jerez de la Frontera, convocada para debater sobre "A razão, a ciência e o futuro da humanidade".

"Avanços científicos, desafio à fé" foi o título da intervenção, na qual Dom Sánchez de Toca negou a incompatibilidade entre o evolucionismo e o criacionismo como teorias sobre a origem do mundo que tenham de opor-se necessariamente, e cujo caso tomou como paradigma de um suposto conflito dos postulados da fé e da razão.

Segundo o prelado, trata-se de "um falso debate" porque se ater exclusivamente a uma ou outra posição não faz senão reter o homem em terrenos ideológicos, e sublinhou que "para o católico não há incompatibilidade entre evolução e doutrina".

"O que está em jogo neste debate é uma opção entre o irracional e a razão e, no fundo, o Cristianismo é a religião do Logos, ou seja, da razão, uma religião que olha sempre para a verdade", acrescentou.

Sánchez Toca marcou a relação fé-cultura em uma dinâmica na qual existem quatro atitudes básicas: o conflito, a independência, o diálogo e a integração, e reconheceu que o primeiro destes modelos é o "mais comum".

Apesar de tudo, o subsecretário do Pontifício Conselho para a Cultura destacou que caminhamos para uma relação "mais construtiva", que se evidencia tanto no mundo da ciência como no da Igreja.

(Zenit)

Nota: Atente para estas palavras de Sánchez de Toca: "O que está em jogo neste debate é uma opção entre o irracional e a razão ." Chega a ser quase (mas só quase) surpreendente um religioso católico considerar a posição bíblica como "irracional" e uma teoria oposta à Bíblia como "razão".

Leia também: "Mistura impossível"