sexta-feira, maio 09, 2008

Síndrome faz mulher recordar os últimos 24 anos

O caso de uma americana de 42 anos que se lembra com detalhes de todos os dias de sua vida desde a adolescência é destaque na edição desta quinta-feira [14/02] da revista de ciência New Scientist. Chamada de AJ, ela é capaz de se lembrar das datas de todas as Páscoas durante 24 anos, e ainda recorda o que estava vestindo, onde estava e o que estava fazendo no dia. Além disso, sua memória ainda recorda fatos históricos e principais acontecimentos das últimas décadas. Segundo a revista, os cientistas da Universidade da Califórnia em Irvine, nos Estados Unidos, começaram a pesquisar sobre a habilidade da memória de AJ há sete anos, quando ela procurou os acadêmicos dizendo que se sentia "exausta" e que as lembranças eram como um "fardo" que ela tinha que carregar. AJ descreve suas lembranças como "um filme que nunca pára", afirma o texto.

A partir dos relatos de AJ, a equipe do neuropsicólogo James McGaugh realizou testes com a paciente e identificou uma nova síndrome de supermemória, batizada de hyperthymestic (nome em inglês, baseado no grego, thymesis, que significa lembrar).

"Convencidos que sua condição era nova na ciência, os cientistas chamaram a síndrome de hyperthymestic e identificaram vários outros pacientes que sofrem do mesmo mal", diz a revista.

De acordo com a New Scientist, os cientistas ainda não conseguiram identificar a causa da habilidade "extraordinária" da memória de AJ. ...

(Terra)

Nota: Fico pensando se esse "problema" é mesmo uma síndrome ou um resquício de um passado em que o ser humano tinha o cérebro mais poderoso... Se fosse devidamente controlada, essa capacidade da norte-americana seria tremendamente útil, afinal, eu gostaria muito de me lembrar de tudo o que li no último livro ou que ouvi na última palestra, por exemplo. Pelo menos, é bom saber que na glorificação, por ocasião da volta de Jesus, temos a promessa de que os entraves ocasionados pelo pecado desaparecerão.[MB]