terça-feira, junho 30, 2009

Álcool provoca mudanças no cérebro em seis minutos

Um estudo da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, indica que três copos de cerveja podem “subir” rapidamente. Resultados de testes com ressonância magnética em oito homens e sete mulheres mostraram que, em apenas seis minutos após o consumo de uma quantidade de álcool similar a três copos de cerveja ou duas tacinhas de vinho, levando os níveis de álcool no sangue a 0,06%, há mudanças nas células cerebrais. “Nosso estudo oferece evidências de uma utilização alternativa de energia mediante a ingestão de álcool, por exemplo, o cérebro usa um produto da quebra do álcool em lugar da glicose para as demandas de energia”, destacaram os autores. E os efeitos nocivos também se estabeleceriam rapidamente – a concentração de substâncias como a creatina e a colina, que ajudam a proteger as células diminuíam com o aumento dos níveis de álcool.

O estudo mostrou também que os efeitos do consumo moderado de álcool no cérebro em pessoas saudáveis são completamente reversíveis. Porém, essa capacidade de se recuperar reduziria ou seria eliminada com o aumento do consumo, o que poderia levar aos danos cerebrais observados em alcoólatras. Mais estudos são necessários para avaliar os efeitos da “ressaca” no cérebro e os mecanismos envolvidos nos danos cerebrais causados pelo álcool.

(Journal of Cerebral Blood Flow & Metabolism (2009) 29, 891–902; doi: 10.1038/jcbfm.2009.12)

Nota: Em muitos textos, a Bíblia chama atenção para os perigos do consumo de álcool. Difícil é entender por que certos grupos religiosos defendem o uso moderado de bebidas alcoólicas, sendo que cada vez mais pesquisas apontam os malefícios do álcool, mesmo em pequenas quantidades.[MB]