terça-feira, junho 09, 2009

Design inteligente nas escamas das cobras

Pesquisadores da Universidade de Nova York usaram observações e modelos matemáticos para entender como as serpente conseguem se deslocar com tanta sinuosidade e graça sem nenhum membro para ajudá-las. O segredo, afirmam eles, está nas escamas do ventre das cobras: é o atrito delas contra as rugosidades do chão que ajuda os bichos a ondular seu corpo e ir para a frente. Para ser mais preciso, o que acontece é que as escamas ventrais das cobras, que se sobrepõem umas às outras, conseguem gerar uma espécie de fricção desigual com o substrato por onde elas passam – e é isso que lhes permite seguir adiante, ondulando seu corpo de um lado para o outro.

A tarefa dos répteis também parece ser facilitada pelo fato de que eles conseguem usar seus músculos especializados para controlar cada escama de forma individual. Outro mecanismo importante envolve o truque de levantar a parte da frente do corpo, dizem os pesquisadores.

A pesquisa, assinada por David Hu e colegas, está na edição desta semana da revista científica americana PNAS.

(G1 Notícias)

Nota: As escamas foram desenhadas para funcionar desse jeito, do contrário, as cobras, desprovidas de membros, teriam sérias dificuldades de locomoção e seriam presa fácil de seus inimigos. Mesmo assim, há quem pense que essas e outras características vitais foram evoluindo aos poucos. E mais: dizem ainda que as penas teriam “evoluído” das escamas, sendo que ambas têm finalidades específicas e características que somente são vantajosas quando plenamente funcionais.[MB]