terça-feira, junho 02, 2009

Televisão atrapalha desenvolvimento da linguagem

Bebês que passam muito tempo ouvindo os sons da televisão têm, no início da infância, menos interação verbal com os adultos, o que atrapalha o aprendizado da linguagem, segundo estudo da Universidade de Washington, nos EUA. "O efeito de ter uma televisão ligada é que os bebês falam menos e fala-se menos para eles", destaca o pesquisador Dimitri A. Christakis.

 

O estudo incluiu 329 crianças de dois a 24 meses, que passaram a usar um aparelho que gravava os sons aos quais o bebê era exposto durante um dia inteiro por mês. E os resultados indicaram que quanto mais horas de TV gravada em uma sessão, menos vezes as crianças falavam e menos palavras elas ouviam dos adultos – para cada hora adicional de TV, eram menos 771 palavras faladas pelos adultos.

 

Os autores destacam que essa menor interação verbal atrasa o desenvolvimento da linguagem e, de forma geral, o desenvolvimento cognitivo. E a maior preocupação é que muitos pais costumam deixar os filhos sozinhos em frente à TV, em lugar de interagir com eles.

 

(Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine)