quarta-feira, junho 03, 2009

Felicidade não tem relação com fortuna

Dinheiro, fama e beleza pode ser a fórmula para a ansiedade, ao invés da felicidade, sugere novo estudo. Psicólogos da Universidade de Rochester, em Nova York, avaliaram respostas de uma pesquisa realizada com 147 recém-formados, observando suas conquistas e seu nível de felicidade num período de dois anos. Os objetivos pessoais foram divididos em duas categorias: extrínseco (como dinheiro, fama e imagem pessoal) e intrínsecos (como relacionamentos, saúde e crescimento pessoal). Alcançando objetivos intrínsecos levaram a uma maior autoestima e maior senso de bem-estar. Mas conquistar os objetivos extrínsecos levou à ansiedade e infelicidade.

Quanto mais as pessoas atingem os objetivos extrínsecos, elas tendem a sentir que “não são si mesmas”, que estão correndo em uma esteira e não são responsáveis por si mesmas. Elas sentem falta das coisas que são importantes.

Pelo menos entre o grupo estudado, jovens recém-formados, aqueles que focam num objetivo, tendem a alcançá-lo. Mas o estudo mostra que ter os tipos corretos de objetivos é o que importa, disse Van Boven, psicólogo da Universidade do Colorado que não estava envolvido no estudo.

(Hypescience)